
A Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) confirmou nesta sexta-feira, 1º, a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, a partir da 0h deste sábado, 2, até às 10h de segunda-feira, 4.
De acordo com a Semac, a previsão é que durante esse período o acumulado de chuvas possa ultrapassar 50 mm/dia, que os ventos intensos variem de 40 a 70 km/h e os registros sejam de baixas temperaturas.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, explica que o cenário se deve ao nível de umidade atmosférica aliado a elevadas temperaturas e destaca que é necessário uma atenção especial para as regiões do litoral e agreste do estado.“Uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico Sul deve canalizar o fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera tornando-a instável. Além disso, o aquecimento do oceano, que está apresentando temperatura acima da média. Durante o período do aviso, o acumulado total pode ultrapassar 100 mm”, detalha Wanda.
Riscos associados
A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos em Sergipe, apresentando riscos em rodovias, com alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de pequenos córregos e riachos. Também há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas da região.
A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.