
O projeto pedagógico de Educação Integral de Sergipe, com o tema “Educação Integral para cuidar da Vida e do Planeta”, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como prática pedagógica inspiradora. A iniciativa será disseminada nacionalmente como referência de política pública, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e destaca-se por promover um currículo integrado e conectado às realidades sociais dos estudantes.
A experiência sergipana será compartilhada em plataformas como o Mapa de Experiências, a Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras e a Rede de Trocas, fomentando o intercâmbio entre escolas e redes de ensino. A conquista é resultado direto do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), sob liderança do secretário Zezinho Sobral, que tem fortalecido a educação em tempo integral no estado.


O projeto é parte do Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, e atualmente atende 27.009 alunos em 109 centros de excelência. Sergipe tem ampliado sua rede de escolas integrais e, a partir de 2025, implantará novas matrizes curriculares, com aumento de carga horária especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, visando à recomposição das aprendizagens.
Desde o primeiro ano de governo, Sergipe amplia a quantidade de escolas em tempo integral e reafirma o compromisso com a qualidade e equidade educacional. Além disso, a nova proposta curricular inclui temas como Educação Digital, Direitos Humanos, Meio Ambiente, cultura, esportes e valorização das identidades locais. A política educacional de Sergipe é exemplo de inovação, qualidade e compromisso com a equidade frutos de uma gestão comprometida com a transformação da educação pública.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed

