
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Depama) firmou uma parceria com o Hospital Veterinário do Centro Universitário UniPio para oferecer atendimento especializado a animais resgatados durante operações contra maus-tratos, tráfico de fauna e outras práticas ilegais previstas na legislação ambiental brasileira.
A iniciativa visa garantir acolhimento emergencial, tratamento adequado e destinação responsável aos animais em situação de extrema vulnerabilidade.
Segundo o delegado titular da Depama, Flávio Albuquerque, a ação atende a uma demanda crescente da segurança pública estadual. “Com autorização do secretário de Segurança Pública, João Eloy, firmamos essa parceria com o Hospital Veterinário da UniPio, o que permitirá um atendimento mais eficiente aos animais resgatados”, afirmou.
Além de promover a recuperação e reabilitação dos animais, a parceria também fortalece as investigações policiais. “As informações sobre a saúde dos animais passarão a compor os autos da investigação, acelerando a responsabilização dos agressores”, completou o delegado.
O diretor técnico do hospital, Leilton Santos, destacou que a instituição está preparada para atender casos emergenciais e eletivos. “Contamos com salas de urgência, leitos de internação e profissionais capacitados. Nosso atendimento é 24 horas e sempre priorizamos o bem-estar e a saúde dos animais”, explicou.
Canal de denúncias
Para apoiar o trabalho da Depama no combate aos crimes contra os animais, a população pode fazer denúncias de forma anônima pelo telefone 181 (Disque-Denúncia). Com essas informações, a Polícia Civil consegue agir com mais precisão no resgate dos animais e na responsabilização dos autores dos crimes.