Estudantes sergipanos do programa “Sergipe no Mundo” vivem segunda semana de experiências na Europa

Na segunda semana do programa “Sergipe no Mundo”, 50 alunos da rede estadual seguem vivendo uma experiência única de intercâmbio em quatro países da Europa. O projeto, promovido pelo Governo do Estado e idealizado pelo secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, representa um marco na educação pública de Sergipe, com investimento de R$ 5,8 milhões. A iniciativa oferece aulas diárias de inglês, francês e espanhol, proporcionando aos jovens uma verdadeira imersão linguística e cultural na Inglaterra, França, Espanha e Irlanda.

Além das aulas em escolas renomadas como a Lyon Bleu International, na França, os estudantes participam de atividades culturais, passeios históricos e convivem com famílias locais, as chamadas host families, o que intensifica o aprendizado e a vivência internacional. Cada destino oferece uma rotina diferente, mas todos os jovens compartilham o mesmo entusiasmo por essa oportunidade transformadora.

Na França, por exemplo, as irmãs Laís e Júlia Barros, alunas de Aracaju, participam das aulas em Lyon e relatam um cotidiano totalmente novo. “Estou gostando muito das aulas de francês e aprendendo bastante o idioma, expressões e colocando em prática na host family, andando de metrô, olhando a cidade, as placas. É difícil mas acredito que estamos nos dando bem”, comemora Laís.

“Recebemos jovens de todo o mundo há 26 anos e é a primeira vez que estamos com um grupo de estudantes de escola pública. É uma alegria ter alunos de Sergipe e contribuir para o crescimento deles”, afirma a professora Citli Marquez, coordenadora do Lyon Bleu International.

Na Inglaterra, dez estudantes sergipanos estão em Brighton, na English Language Center (EC), enquanto mais dez estão em Cambridge, International Language Centres (ILC). Em Waterford, na Irlanda, dez jovens da rede pública estadual de Sergipe estudam no The International School of English (ISE). Já em Málaga, na Espanha, mais dez estudantes assistem às aulas de língua espanhola na Enforex – Centro de Estudios Internacionales.

Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris

Deixe um comentário