
Dois alunos da rede pública estadual de Sergipe conquistaram destaque nacional ao serem premiados na primeira edição do Prêmio MEC Educação Brasileira, realizada nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília. A iniciativa reconhece práticas e resultados que contribuem para elevar a qualidade da Educação Básica no país.
Os sergipanos homenageados foram Juan Gabriel Andrade de Oliveira, ex-aluno do Atheneu Sergipense e hoje estudante de Engenharia Elétrica na UFS, e Ana Cecília Marques de Melo, do Centro de Excelência Barão de Mauá, aprovada em Medicina na Ufac. Ambos obtiveram a nota 980 na redação do Enem, o que os levou à premiação na categoria de Melhor Redação.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destacou o orgulho e a relevância da conquista para a rede pública estadual de ensino. O secretário, que também representou o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) no evento, ressaltou as atividades da Seed feitas na preparação para o Enem e lembrou que Sergipe está entre os sete estados brasileiros que em 2025 receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em razão das melhorias dos indicadores educacionais.
“Esse resultado mostra que a educação pública sergipana tem potencial para formar grandes talentos, capazes de competir e se destacar em nível nacional. Esses estudantes não representam apenas suas escolas, mas também todos os estudantes e professores que acreditam na força do ensino público de qualidade”, afirmou Zezinho.
Orgulhosos, os estudantes celebraram o reconhecimento. Ana Cecília ressaltou a gratidão pelo esforço recompensado, enquanto Juan Gabriel destacou a felicidade de ver a dedicação valorizada pelo MEC. O prêmio evidencia que a educação pública de Sergipe está no caminho certo, garantindo oportunidades e transformando vidas.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed