
O estudante José Guylherme Santos Santana, do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde, está vivendo uma experiência única em Brasília. Selecionado por meio do Concurso de Redação do Programa Jovem Senador, ele conquistou o 1º lugar estadual com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente” e participa da Semana de Vivência Legislativa, realizada de 18 a 22 de agosto.
Na capital federal, José Guylherme tomou posse como Jovem Senador ao lado de representantes de todos os estados e do Distrito Federal, em uma sessão solene no Senado, presidida pelo senador Paulo Paim. A cerimônia contou com a presença de professores orientadores e coordenadores estaduais, entre eles Nadia Cardoso e Célia Gil, que receberam homenagem pelo trabalho desenvolvido em Sergipe.
A coordenadora do programa Jovem Senador em Sergipe, Célia Gil, explicou que o programa oferece aos alunos todo o conhecimento, a experiência de vivenciar uma semana de um senador, aprendendo o que é política. “É uma alegria muito grande ver os nossos jovens terem essa oportunidade e ver o crescimento deles de perto porque, nessa semana em que passam como jovens senadores, eles aprendem realmente o que é democracia, o que é cidadania”, afirmou.
Para o jovem senador, José Guylherme, a experiência representa uma oportunidade única de aprendizado. “Estar aqui significa não apenas realizar um sonho, mas, também, ter a chance de aprender, trocar vivências com jovens de todo o país e de ampliar meu olhar sobre o papel da cidadania. Tenho certeza de que essa oportunidade vai marcar minha vida e fortalecer ainda mais meus projetos para o futuro”, compartilhou.
O avanço de iniciativas como essa em Sergipe é resultado do belo trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação, sob a liderança de Zezinho Sobral, que tem investido no fortalecimento da educação pública e na valorização dos jovens talentos sergipanos. A participação de José Guylherme no Senado Federal é um reflexo desse compromisso com a formação integral dos estudantes.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed