Estudantes de Sergipe vão ao Rio de Janeiro para participar da Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025

A Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) promete movimentar o cenário científico estudantil em 2025, reunindo jovens de todo o país em uma disputa que une criatividade, ciência e tecnologia. Este ano, 31 escolas da rede estadual de Sergipe marcarão presença no evento, que será realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Barra do Piraí (RJ).

A competição, que até 2024 era chamada de Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), desafia os estudantes a construírem foguetes com garrafas PET e lançá-los em busca da maior distância possível. O desafio vai além da diversão: estimula a aprendizagem prática de física e matemática, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, inovação e curiosidade científica.

Aberta a escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a Obafog reúne alunos da educação básica ao ensino médio. Em 2024, o evento alcançou mais de 304 mil participantes e distribuiu 20 mil medalhas em todo o país. Para 2025, a grande novidade será o foguete de nível 6, Multiestágio Manual do Mundo, fruto de uma parceria com o canal Manual do Mundo e o professor Patrick Martins, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ressaltou a importância da participação sergipana na olimpíada. “Nossos alunos vivenciarão uma experiência única que vai além da sala de aula. É ciência aplicada, é trabalho em equipe, é criatividade em ação. Isso mostra a força da educação pública de Sergipe, que valoriza talentos, incentiva sonhos e prepara os jovens para os desafios do futuro”, destacou.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed), Eliane Passos, é motivo de muita satisfação ver as escolas sergipanas representando o estado na olimpíada. “Esse é um momento em que o conhecimento científico se transforma em prática, despertando nos estudantes o prazer pela descoberta e pela inovação. Cada foguete lançado é também o lançamento de novos sonhos e possibilidades para esses jovens”, afirmou.

Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris

Deixe um comentário