
O Centro de Excelência Maria da Conceição Santana, em General Maynard, se tornou referência em inovação ao desenvolver um aplicativo que auxilia no controle de frequência dos alunos e no combate à evasão escolar. A iniciativa foi criada pelos estudantes Ísis Martins e Lázaro Santana, que perceberam a necessidade de aprimorar o acompanhamento dentro da escola.
O sistema utiliza as carteirinhas estudantis para registrar a entrada e saída dos alunos e mantém os contatos dos responsáveis, permitindo que a escola entre em ação rapidamente em casos de faltas frequentes. A ideia surgiu após visitas aos Centros de Excelência Professor João Costa e José Rollemberg Leite, em Aracaju, que já aplicavam práticas semelhantes.
Lázaro Santana, um dos desenvolvedores da ferramenta, explica que o aplicativo salva o contato de todos os responsáveis e caso o aluno apresente muitas faltas, a escola entra em contato para entender a situação e assim tomar as devidas providência para resolver a situação. Outro impacto positivo é a redução do desperdício na merenda. Com a informação do número exato de alunos presentes, as merendeiras conseguem preparar apenas a quantidade necessária de refeições, evitando sobras.
Ísis Martins, que também contribuiu para o desenvolvimento da ferramenta, espera que, assim como o aplicativo está ajudando no cotidiano do Centro de Excelência Maria da Conceição Santana, outras escolas também possam aderi-lo para contribuir na diminuição da infrequência e no desperdício de alimentos.
Esses resultados demonstram como a gestão inovadora de Zezinho Sobral tem incentivado o protagonismo juvenil em Sergipe. Cada vez mais, escolas e estudantes da rede pública apresentam soluções criativas que fortalecem a aprendizagem, reduzem desigualdades e transformam o dia a dia da educação sergipana.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Seed