Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Gestão de Zezinho Sobral na educação reforça compromisso com primeira infância investindo em creches

Agosto, mês dedicado à primeira infância, ganha um significado especial em Sergipe com o avanço do Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), criado em 2023, o programa tem como meta ampliar o acesso de crianças de 0 a 6 anos a uma educação inclusiva e de qualidade, em regime de colaboração entre o Estado e os municípios.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o Ameei simboliza o compromisso de Sergipe com a base da educação pública. “Quando falamos em educação pública, não fazemos distinção entre rede estadual e rede municipal. Queremos que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade. O Ameei dará condições para que os municípios fortaleçam a educação desde a infância, garantindo autonomia e avanços nos índices educacionais”, destaca.

Na primeira fase, estão em construção 24 creches, sendo 13 do tipo 1 e 11 do tipo 2, com investimento superior a R$ 100 milhões. Já a segunda etapa prevê outras nove unidades, totalizando mais de R$ 42 milhões em recursos. As creches tipo 1 têm capacidade para 316 crianças e as tipo 2, para 158, todas com infraestrutura moderna, acessibilidade e mobiliário completo.

Diversos municípios foram contemplados, entre eles Lagarto, Simão Dias, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto e Estância, além de cidades do sertão e do litoral. Em locais como Monte Alegre de Sergipe, a expectativa é zerar a fila de espera por vagas, enquanto em Estância a medida é vista como transformadora, especialmente para atender crianças em situação de vulnerabilidade social.

As novas creches estão sendo projetadas com foco em acessibilidade, segurança e modernidade, oferecendo ambientes adequados para o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. Além da infraestrutura, o Ameei prevê a entrega de materiais pedagógicos, equipamentos, mobiliário e a oferta de formação continuada para professores e profissionais da Educação.

Por Reinaldo Valverde
*Com informações do Governo de Sergipe

Sair da versão mobile