
O governador Fábio Mitidieri lançou na segunda-feira (25), o programa Sergipe Sem Fome, que passa a ser a principal política pública de segurança alimentar do estado. A iniciativa reúne e fortalece programas já em andamento, como o Prato do Povo, o Restaurante Popular Padre Pedro, o Cartão Mais Inclusão (CMais), o Mão Amiga, as feiras da agricultura familiar, além do lançamento do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA).
Em discurso, o governador destacou que Sergipe vive um momento histórico no enfrentamento à pobreza e à fome. Ele lembrou que, nos últimos dois anos, os resultados alcançados comprovam o impacto das políticas sociais: a insegurança alimentar grave caiu de 30% em 2022 para 5,5% em 2023, e mais de 2,7 milhões de refeições foram servidas em todo o estado nesse período. “Por meio do Pacto Sergipe Sem Fome, fazemos uma junção de todas as leis e todas as ações de todos os programas do governo no combate à insegurança alimentar. Sergipe, que já foi reconhecido nacionalmente como estado que mais diminuiu a extrema pobreza no país, agora une essas ações”, afirmou o governador.


Durante a solenidade, foram sancionadas leis que formalizam o Sergipe Sem Fome, o Mão Amiga Extrativismo da Mangaba, o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) e o PEAA. Também foram assinados termos de compromisso das secretarias de Saúde e Justiça com o Pecafes, além do contrato simbólico para construção do Banco de Alimentos. Outro marco foi a assinatura do Pacto pela Segurança Alimentar, com a adesão dos prefeitos dos 75 municípios sergipanos, consolidando o esforço coletivo de combate à fome.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, ressaltou que o programa consolida uma ampla rede de participação. “O programa é um guarda-chuva, como a gente diz. Ele consegue fazer com que todos participem — municípios, população e sociedade civil — em ações que vão desde doações de cestas básicas até programas estruturantes. Hoje, também é um dia muito feliz, porque trazemos o lançamento do nosso PEAA, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, que vai alcançar mais agricultores, mais pessoas e mais entidades. Com isso, entendemos que será possível avançar ainda mais, reduzir e, com fé em Deus, acabar com a insegurança alimentar em nosso estado”, destacou.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações do Governo de Sergipe

