Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Mais de 274 mil famílias em Sergipe terão gás de cozinha gratuito

Sergipe terá 274.764 famílias beneficiadas pelo novo programa social do Governo Federal, o Gás do Povo, lançado nesta quinta-feira, 4 de setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada em Belo Horizonte (MG). A iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha para famílias de baixa renda.

De acordo com o governo, o benefício alcançará 15,5 milhões de famílias em todo o país, totalizando cerca de 50 milhões de pessoas diretamente contempladas. Em Sergipe, a medida representa um alívio significativo no orçamento de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao anunciar o programa, o presidente Lula ressaltou que a proposta visa reduzir desigualdades sociais e promover dignidade. “Estamos assumindo a responsabilidade de que uma pessoa não pode gastar 10% do salário mínimo para comprar gás. Vamos fazer com que as pessoas mais pobres recebam o gás de graça”, declarou.

Quem tem direito

Terão direito ao Gás do Povo famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família. A frequência do benefício varia conforme a composição familiar. Famílias com dois integrantes receberão até três botijões por ano. Aquelas com três integrantes poderão receber até 4 botijões anuais e as famílias com quatro ou mais integrantes, até seis.

Como acessar o benefício

O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica. O beneficiário terá um vale digital. O acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que faz a gestão do Bolsa Família.

Quando o benefício começará a valer?

O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. A previsão é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias.

Sair da versão mobile