
Na manhã deste domingo, 7 de setembro, a Polícia Militar de Sergipe realizou um memorável desfile cívico-militar em celebração ao Dia da Independência. O evento aconteceu na Avenida Barão de Maruim, Centro de Aracaju, e reuniu milhares de pessoas que prestigiaram as apresentações das forças de segurança sergipanas. Trezentos novos alunos do Curso de Formação Policial (CFP) e trinta cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) também desfilaram na avenida.
Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. A presença marcante da PMSE, atualmente comandada pelo coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, chamou a atenção pela organização, disciplina e demonstração de força e profissionalismo.
A Corporação desfilou com pelotões representando diferentes unidades operacionais e especializadas, como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAm), entre outras.
Além dos policiais a pé, viaturas, motos, cavalos e cães adestrados também participaram do desfile, evidenciando a diversidade dos recursos utilizados pela PMSE em defesa da sociedade sergipana.


O público também acompanhou o desfile dos 300 novos alunos do Curso de Formação Policial e dos 30 cadetes que já estão em processo de formação no Centro de Ensino e Instrução (CEI). Eles representam mais um investimento do Governo do Estado na segurança pública estadual. A iniciativa governamental reforça o compromisso com o fortalecimento das forças de segurança em prol da sociedade sergipana.
Emocionado, o aluno CFSD, Lucas Francisco, ressaltou que está realizado nas fileiras da PM e por desfilar em comemoração ao Dia da Independência. “Hoje é um dia de reafirmarmos nosso compromisso com a pátria e com o povo sergipano. A Polícia Militar de Sergipe está nas ruas todos os dias, defendendo a sociedade. Desfilar ainda no início da carreira deixa-me muito feliz, sem dúvidas um motivo de orgulho para mim e toda minha família”, enfatizou.
Emoção, inspiração e apoio familiar fazem parte da história da cadete Nathália Salomão. Para ela, essa foi uma trajetória difícil, mas a força de vontade e o sonho em pertencer à Polícia Militar sempre foram preponderantes. “Até chegar aqui foi uma luta árdua. Estudei, incansavelmente, por quatro anos para o CFO da PMSE, sempre motivada pelo meu pai e meu irmão que são oficiais na Bahia. Com muita honra estou ingressando na PMSE e estou pronta para cumprir minha missão”, relatou.


A presença desses jovens não apenas enriqueceu o evento, mas também simbolizou o contínuo processo de renovação e fortalecimento da Instituição, garantindo os valores de honra, bravura e dever para as próximas décadas.
Com os olhos marejados, a senhora Julieta de Jesus Souza observava atentamente o desfile e ouvia os toques militares. Ela é viúva de um sargento falecido há 20 anos. “Sempre que posso eu venho ver o desfile, pois admiro a Polícia Militar de Sergipe, local de trabalho do meu falecido esposo. Até hoje, as lágrimas rolam pelo rosto, pois quando vejo esse desfile é como se estivesse perto quem tanto trabalhou e honrou essa farda”, declarou de forma emocionada.
O porta-voz da Polícia Militar de Sergipe, tenente-coronel Alysson Cruz, destacou que o desfile cívico-militar simboliza o amor pela pátria e o compromisso com o povo brasileiro. “No tradicional desfile de 7 de setembro, celebramos a nossa Pátria, nossos valores e o orgulho de sermos brasileiros. É um momento de reafirmar nosso engajamento com este chão que nos acolhe. A Polícia Militar de Sergipe marcha na avenida para demonstrar a sua força, sua garra e sua inabalável disposição em proteger cada cidadão e cada pedaço de nosso estado,” ressaltou.
Fonte: Ascom PM/SE