Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Novo rompimento em adutora do São Francisco leva governo de Sergipe a acionar comitê de crise

Na noite deste domingo (14), um novo rompimento foi registrado na Adutora do São Francisco, no município de Capela, poucas horas após a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) liberar o retorno do fornecimento de água tratada para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.

Diante da situação, o governo do estado acionou um comitê de gerenciamento de crise para acompanhar os trabalhos de reparo.

Segundo a Deso, o problema afeta diretamente o abastecimento de água em 210 mil residências de Aracaju, nove mil na Barra dos Coqueiros e 60 mil em Nossa Senhora do Socorro. Ao todo, cerca de 881 mil pessoas estão sem água desde a última sexta-feira (12), quando ocorreu o primeiro rompimento.

Equipes da companhia e do comitê estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento. O governador em exercício, Zezinho Sobral, acompanha os trabalhos e informou que a previsão é de que o reparo seja concluído até o final desta segunda-feira (15). O retorno da água às torneiras deve ocorrer de forma gradativa até terça-feira (16). Uma adutora paralela foi acionada para auxiliar na regularização do sistema.

Para minimizar os impactos, o governo estadual colocou em operação 82 carros-pipa, que realizam o abastecimento emergencial em diversas localidades.

Impacto nas escolas
Apesar da interrupção provisória no fornecimento de água, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou que as aulas na rede pública estadual estão mantidas nesta segunda-feira (15). A pasta também informou que estudantes impossibilitados de comparecer não terão prejuízos pedagógicos, e as ausências não serão contabilizadas.

Sair da versão mobile