
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), realiza, nesta sexta-feira, 7, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, a Revisão Final 2025, que traz como tema ‘Conexão que Transforma’. Reunindo cerca de 6 mil estudantes da capital e do interior, o evento, reconhecido como a maior revisão preparatória do país, marca a conclusão das ações pedagógicas do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) e representa um dos principais momentos da trajetória de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, é motivo de grande satisfação poder promover um evento dessa dimensão para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. “O fato de Sergipe ser o menor estado do Brasil com a maior revisão preparatória para o Enem demonstra a crença na rede pública e a dedicação de uma equipe altamente qualificada, comprometida com o sucesso dos alunos”, destaca o secretário.
A programação contempla aulas de todas as áreas do conhecimento, ministradas por professores e articuladores do PréUni, além de serviços de apoio, atendimento estudantil, lanche e almoço gratuito. O Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe (Acolher) também participa com ações de recepção e acompanhamento, promovendo um ambiente acolhedor e motivador aos alunos.
A coordenadora do Pré-Uni, Gisele Pádua, ressalta que o encontro simboliza o encerramento de uma jornada de muito esforço e aprendizado. “Foram 10 meses de preparação para esse dia, que não é apenas um momento de revisão, mas também de acolhimento e descontração para os alunos que vão fazer o Enem no domingo. Hoje vamos poder encontrar esses estudantes, olhar no olho de cada um e dizer que vai dar tudo certo e que sua trajetória foi realizada com sucesso. A gente está aqui para dar as melhores dicas e estratégias de resolução de prova para que eles tenham sucesso. Esse é o grande objetivo da Revisão Final”, expressa.


Ao longo de 2025, o Pré-Universitário desenvolveu diversas ações voltadas ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para o Enem. Entre elas, estão quatro edições do ‘Foco na Área’, cinco aulões de Atualidades e Redação, dois ‘Red em Ação’, dois simulados on-line e um presencial, além do ‘Revisa Enem’, realizado nos polos dos 75 municípios sergipanos. Todas essas iniciativas reforçam o compromisso do programa com a formação dos alunos da rede estadual e com a ampliação do acesso ao ensino superior.
De acordo com Joelson Oliveira, professor e articulador de Geografia do Pré-Uni, a Revisão Final marca o final de mais um ano de estudos pelo programa. “Durante todo o ano a gente tem a preparação com aulões e atividades com os alunos. E hoje, nessa culminância, nós estamos trabalhando de uma forma bem lúdica e relaxante, para os alunos chegarem aqui e se divertirem. E o Enem já é no domingo, já está em cima da hora, eles têm que relaxar agora, sem nada de pressão, escutar uma aula contextualizada e numa pegada bem tranquila”, compartilha o professor, a respeito da importância de encerrar o ciclo com leveza e confiança para a prova.
Para Ellen Sophia Oliveira, aluna da 3ª série do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, participar da Revisão Final na véspera do Enem é uma oportunidade valiosa para consolidar os estudos e fortalecer a confiança. “Eu acho que essa última revisão vai servir como uma forma muito democrática de ensino, porque é abrir o espaço não só para aqueles que fazem parte do Pré-Uni, mas também para quem estuda na escola pública em geral”, destaca a aluna.
Com foco no fortalecimento das aprendizagens e na preparação para as avaliações externas, o Serviço de Ensino Médio (Semed) da Seed também desenvolveu, ao longo do ano letivo, ações estratégicas voltadas aos professores da rede pública estadual. Entre elas, destacam-se as oficinas de descritores de Língua Portuguesa e Matemática, além da oferta de um banco de questões e de um planejamento por descritores, voltados à recomposição das aprendizagens e ao aprimoramento das práticas pedagógicas.
Fonte: Seed/SE












