
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), inicia a ‘Semana do Doador’, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A ação tem como foco ampliar a conscientização sobre a importância da doação de sangue para manter os estoques que atendem a rede de saúde do estado.
De acordo com a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, a data reforça a necessidade de doações regulares ao longo do ano. “Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. Trabalhamos para fidelizar doadores, porque o sangue não pode ser produzido e é essencial para abastecer 37 unidades de saúde, como hospitais regionais, UPAs e maternidades”, destacou.
Dados do Ministério da Saúde indicam que entre 85% e 90% da população brasileira possui fator Rh positivo, enquanto apenas 10% a 15% têm Rh negativo, dificultando a reposição regular desse tipo sanguíneo. O grupo O positivo é o mais comum, presente em cerca de 36% da população, seguido pelo A positivo, com aproximadamente 34%. Já o O negativo representa apenas 9%. No entanto, apenas cerca de 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, um percentual abaixo do ideal, que varia entre 3% e 4%.
Critérios para doar sangue
Para ser um doador de sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar mediante apresentação do termo de autorização dos pais ou responsável legal, disponível no site do Hemose. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de 60 dias. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de 90 dias entre cada uma.
Programação
Neste dia 21, haverá doação de sangue no Hemose e, no dia 24, grupos em campanha participarão de atividades no Hemose e no posto de coleta instalado no Shopping Jardins. O encerramento da Semana do Doador será na terça-feira, 25, com homenagens aos doadores e instituições parceiras, no Hemose.
Dia do Doador
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, foi instituído pelo Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964. A data homenageia os voluntários e estimula a população a adotar a doação de sangue como um gesto contínuo de solidariedade.
Fonte: Hemose