
Um novo estudo apontou que o brasileiro Vini dos Santos, especialista em ondas gigantes, pode ter batido o recorde de maior onda já surfada.
A manobra aconteceu em Nazaré, Portugal, no dia 25 de fevereiro de 2022, e o trabalho de medição foi liderado pelo oceanógrafo Douglas Nemes, que estima que a onda de Vini pode ter ultrapassado os 100 pés, cerca de 30,5 metros.
Nemes é o mesmo cientista que validou a onda de Lucas Chumbo na Laje da Jaguaruna como a maior já surfada no Brasil.
Seu novo estudo foi apresentado no International Workshop on Waves, Storm Surges & Coastal Hazards, na Universidade de Cantábria, na Espanha, e foi avaliado por um painel de cientistas.
O atual recorde mundial oficial, reconhecido pelo Guinness, é de 26,21 metros (86 pés), estabelecido pelo surfista alemão Sebastian Steudtner, também em Nazaré, em outubro de 2020.
Estudo foi aceito para publicação
“O estudo foi submetido ao International Workshop on Waves, um evento importante para a comunidade científica, onde especialistas do mundo todo discutem fenômenos, processos de medição, instrumentação e modelagem física e matemática das ondas”, explicou Nemes ao site Surfer Today.
A aceitação do estudo para publicação representa um reconhecimento significativo do desenvolvimento da técnica dentro da academia, com grande relevância para a comunidade científica e para Vini dos Santos, que potencialmente surfou uma das maiores ondas do planeta.Douglas Nemes, ao Surfer Today










