
Morador do povoado Colônia Treze, em Lagarto, o atleta André Santana, de 30 anos, foi um dos destaques da Corrida Internacional de São Silvestre 2025. Com 14 anos de trajetória no atletismo, esta foi a quarta participação do lagartense na tradicional prova paulista, sendo que nas duas últimas edições ele largou no pelotão de elite.
Para garantir vaga no pelotão de elite, o atleta precisa alcançar índices mínimos em competições oficiais, homologadas pelas federações estaduais de atletismo, um feito que demonstra o alto nível técnico de André. Sua história no esporte começou em 2011, aos 16 anos, quando participou de uma corrida e saiu vencedor mesmo competindo descalço, já que não tinha condições financeiras para comprar um tênis. A vitória despertou o desejo de seguir carreira profissional no atletismo.
André é membro de uma família numerosa seu pai teve 10 filhos, mas infelizmente o mesmo partiu para a eternidade há cerca de dois anos, um episódio que trouxe grande abalo emocional. Ainda assim, André encontrou forças para seguir em frente e manter a carreira esportiva.
Atualmente, André Santana defende a equipe APA Petrolina. Na São Silvestre deste ano, largou em ritmo forte, chegou a liderar entre os atletas brasileiros. “Minha intenção era mesmo largar na frente e ver até onde dava. A prova tem um ritmo muito forte. Tentei ao máximo acompanhar o primeiro pelotão formado ali principalmente pelos quenianos. Esperava um pouco mais, mas terminei na 21ª colocação, vou trabalhar para conquistar um resultado melhore na próxima edição”, destacou o atleta.
André também foi citado durante a transmissão da Rede Globo, o que garantiu grande visibilidade nacional. Ele vive exclusivamente do esporte, com renda proveniente de premiações em competições e de patrocínios. Empresas ou apoiadores interessados em patrocinar o atleta André Santana podem entrar em contato pelo telefone (79) 9 9634-8131.
Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br