
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, receberá em 2026 a complementação do Valor Anual por Aluno (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). É o segundo ano consecutivo que o Estado é contemplado. O recurso estimado em R$ 92.984.942,70 é resultado do cumprimento das cinco condicionalidades legais, entre elas a seleção de gestores por mérito, a participação de mais de 80% dos estudantes nas avaliações federais e a diminuição das desigualdades socioeconômicas e raciais.
Também conta no recebimento do VAAR o trabalho de colaboração com os municípios, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), do ICMS-Social e de referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2025, Sergipe recebeu o VAAR – Fundeb pela primeira vez, totalizando R$ 68,2 milhões, por seus avanços em qualidade e equidade educacionais.
O anúncio do recebimento dos recursos pelo segundo ano consecutivo foi feito pelo vice-governador Zezinho Sobral, em coletiva realizada nesta segunda-feira, 5, sobre o calendário de matrícula da rede pública estadual de ensino 2026. “Pelo segundo ano consecutivo, o Estado de Sergipe recebe o VAAR, uma premiação do Ministério da Educação que significa 92 milhões a mais, por cumprir a meta de melhoria da aprendizagem, a gestão democrática, escola inclusiva e outras condicionantes. Dois anos consecutivos significa que a política educacional está muito bem estruturada, bem implantada, e os resultados estão aparecendo em todos os municípios”, avalia Sobral.
Em 2025, a educação pública de Sergipe registrou avanços significativos na redução das desigualdades educacionais com a expansão do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento, a gestão democrática com comitês escolares implantados nas 318 escolas, descentralização dos recursos do Profin e uma gestão educacional compromissada com a redução das desigualdades. A Seed também disponibilizou o Protocolo Antirracista, um documento que se encontra no site da Secretaria (www.seed.se.gov.br).
A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, destacou o fortalecimento das políticas públicas em prol da rede estadual de ensino. “As conquistas reafirmam o compromisso de Sergipe com a equidade, a gestão democrática e a redução das desigualdades educacionais, além de refletir o engajamento das escolas, o fortalecimento das políticas de inclusão e o reconhecimento nacional do trabalho realizado pela rede estadual de ensino por meio da efetividade de todos os programas, o engajamento e a união de todas as equipes em toda a nossa rede estadual”, disse.
Combate às desigualdades
A rede estadual de Educação de Sergipe encerrou o ano de 2025 com cerca de 160 mil alunos matriculados nas 318 escolas estaduais. Dentre o conjunto de ações que contribuem para que Sergipe se destaque nacionalmente, elevando cada vez mais os resultados, está uma série de programas e ações desenvolvidas em todo o território. A rede estadual possui programas que garantem equidade e oportunidades para todos os estudantes, a exemplo do o Cuidar-SE, que promove dignidade menstrual a todas as pessoas que menstruam a partir dos 9 anos com a disponibilização de absorventes; Alimentação Escolar, que disponibiliza mais de 220 mil refeições diárias com itens provenientes da agricultura familiar, Barriguinha Cheia, que garante o acolhimento nutricional nas escolas assim que o aluno entra na escola.
Ao longo do ano letivo, a Seed oferta transporte escolar com programas que dão suporte, a exemplo do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), do Cartão Mais Aracaju/Seed e de convênios. O Pete é uma parceria entre o Estado e 43 municípios conveniados em regime de parceria em mais de 600 linhas. A Seed também conta com o transporte escolar para atender aos alunos da educação especial, com mais de 62 vans preparadas e adaptadas. Sergipe também premia estudantes e professores por meio do Programa Educação Nota 10, avanço importante para a consolidação de uma educação pública de excelência em Sergipe. Ao reconhecer e valorizar as boas práticas pedagógicas, o programa motiva outros profissionais da educação a buscar continuamente inovação e melhorias.
A rede estadual conta, também, com o programa Sergipe no Mundo, que proporcionou em 2025 o intercâmbio anual para 100 estudantes para países da Europa, América do Norte e Oceania. Também oferta o programa Acolher, que garante atenção psicossocial com a presença de assistentes sociais e psicólogos.
O Governo do Estado também oportuniza uma série de ações em regime de colaboração com os municípios, na perspectiva de qualificar o acesso e a ampliação, a exemplo do Programa Alfabetizar Pra Valer e o Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), com a construção de creches, Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Alfabetiza Sergipe, que fortaleceu a cidadania de mais de 4000 jovens e adultos a partir dos 15 anos, educação técnico profissionalizante e o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese), Educação Inclusiva, Selo Educação Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento e o Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic), e muitos outros.
Sergipe também faz o dever de casa garantindo estrutura. Já são 87 obras entregues, além de 250 escolas climatizadas, que garantem conforto, inclusão e cidadania para estudantes e professores.
Fonte: SEED/SE