A PRF (Polícia Rodoviária Federal) disse, nesta quarta-feira (21), que existem riscos operacionais e de segurança viária na “Caminhada pela Liberdade” liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na BR-040 rumo a Brasília.
O deputado não informou às autoridades de trânsito sobre a realização da caminhada, o que impediu o planejamento antecipado de medidas para diminuir o risco à segurança dos participantes e motoristas que usam a rodovia, segundo a corporação.
A PRF informou que, mesmo sem aviso, monitora o deslocamento dos parlamentares e populares. A caminhada teve início na última segunda-feira (18), em Paracatu (MG) e pretende chegar a Brasília no próximo domingo (25). O trajeto conta com cerca de 240 quilômetros.
O movimento já reúne mais de 100 pessoas, em protesto pelas prisões dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação foi anunciada por Nikolas por meio de uma carta aberta nas redes sociais.
Outros parlamentares também passaram a participar da mobilização. Na terça-feira (20), os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE), além do ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), apareceram ao lado de Nikolas Ferreira em registros divulgados.
A assessoria do deputado informou que encaminhou ofícios à PRF e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), comunicando oficialmente o percurso. Ainda segundo a nota, a PRF confirmou o recebimento e o cadastro no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Veja a íntegra da nota:
“A decisão em iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia em que o deputado estava em Paracatu para a entrega de uma emenda parlamentar, o que explica a decisão e a execução terem ocorridos no mesmo dia. Ainda assim, no próprio dia de início, a assessoria encaminhou ofícios à PRF e à ANTT, comunicando oficialmente o percurso pela BR-040. Ressalta-se que no primeiro dia o número de pessoas ainda era pequeno por ser o primeiro dia.
Vale ressaltar que a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da PRF confirmou o recebimento do ofício e seu cadastramento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Ou seja, houve comunicação formal dentro das possibilidades concretas do caso.
Além da PRF, os demais órgãos de segurança pública que visam garantir a ordem constitucional estão sendo oficiados na medida em que os trajetos estão sendo viabilizados
A caminhada segue de forma pacífica e monitorada, atualmente pela BR-040, e a previsão de chegada em Brasília é dia 25 de janeiro, com encerramento na Praça do Cruzeiro.
O deputado mantém diálogo permanente com as autoridades e reafirma o compromisso com a segurança e o respeito às instituições.”
Fonte: CNN Brasil










