Prefeitura de Aracaju lança concurso para escolha do hino da cidade

A iniciativa do concurso para escolha do hino integra as comemorações pelos 171 anos da capital sergipana, celebrados em 2026

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), publicou o Edital de Chamamento Público nº 01/2026, para a criação do Hino Oficial do Município. A iniciativa integra as comemorações pelos 171 anos da capital sergipana, celebrados em 2026, e tem como objetivo fortalecer a identidade cultural, histórica e cívica da cidade. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 20 de fevereiro de 2026, sendo realizadas exclusivamente pelo AjuInteligente, em: https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/.

O concurso busca selecionar uma obra original, com letra e melodia inéditas, que dialogue com a história, a cultura, as paisagens e os símbolos de Aracaju, e visa oficializar um hino municipal, suprindo uma lacuna histórica. Apesar da cidade contar com composições conhecidas, como o hino comemorativo do sesquicentenário (2004) e a canção da Cidade de Aracaju “Atalaia” (1988), nenhuma delas possui o status de hino oficial da capital.

Ao anunciar o lançamento do concurso, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, destacou o caráter histórico da medida e a necessidade de suprir uma lacuna simbólica da cidade. “Como prefeita de Aracaju, e com a sensibilidade da mulher, a gente percebeu que estava faltando o nosso hino. A gente tem o hino de Sergipe, temos alguns hinos de períodos específicos, que falam sobre o centenário da cidade, por exemplo, mas não temos o oficial do nosso município. Este é mais um fato histórico”, declarou.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, natas ou naturalizadas, que comprovem no mínimo cinco anos de residência no estado de Sergipe, a participação pode ser individual ou em dupla, em regime de coautoria, sendo permitida apenas uma composição por participante. Estão impedidos de concorrer servidores da Prefeitura de Aracaju, do Poder Legislativo Municipal e integrantes das comissões organizadora e julgadora do concurso.

As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, mediante o envio de documentação pessoal, currículo artístico, partitura, letra da música e gravação em formato MP3, sendo que a composição deve ser apresentada em língua portuguesa, com linguagem formal e poética, e não pode conter referências político-partidárias, religiosas ou menções a personalidades vivas, além de ser vedado o uso de ferramentas de Inteligência Artificial na criação da letra ou da melodia.

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o portal AjuInteligente (https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/), disponível também na seção “Serviços em Destaque” no site oficial da Prefeitura. Na plataforma, que centraliza e desburocratiza os serviços municipais online, é necessário localizar a aba específica “Fomento à Cultura”, onde está disponível o formulário do concurso. O processo é totalmente digital e gratuito, exigindo o preenchimento de dados cadastrais, o envio da documentação pessoal e artística, além dos arquivos da composição (partitura, letra e gravação em MP3), tudo dentro do período estipulado.

A publicação do edital é um marco para a gestão municipal. Segundo o secretário da Cultura, Paulo Corrêa, a ação reforça o caráter histórico da iniciativa. “O hino oficial do município é um dos símbolos que compõem a cara da cidade, você tem um brasão, tem a bandeira, e o hino é outro símbolo, e esse Aracaju não tinha, mas agora vai ter e ele será executado em cerimônias e solenidades. É um processo que envolve a nossa secretaria como um todo, e chegou a hora de Aracaju ter a sua cara através do seu hino municipal”, afirmou o secretário, acrescentando que a demanda partiu da própria prefeita Emília Corrêa, com o objetivo de reparar essa ausência histórica.

As obras inscritas serão analisadas por uma comissão técnica especializada, formada por profissionais das áreas de música, língua portuguesa e história. Entre os critérios de avaliação estão a originalidade, qualidade da melodia e da harmonia, clareza e adequação da letra ao tema, além da facilidade de comunicação e execução coletiva da música. O concurso poderá ser anulado caso nenhuma composição atenda plenamente aos requisitos estabelecidos no edital.

O autor ou autores da obra vencedora receberão um prêmio no valor de R$ 12 mil, além de troféu e certificado, e em caso de coautoria, o valor será dividido igualmente entre os vencedores, a composição escolhida será apresentada oficialmente em ato público, com execução por banda marcial e coro, e passará a integrar os símbolos oficiais do município. O resultado final será divulgado no Diário Oficial de Aracaju até o dia 02 de março de 2026, e, após o período de recursos, o hino vencedor será amplamente divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju.

Fonte: PMA

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Compre Sem Fila Delivery

Deixe um comentário