
100 pacientes contemplados já estavam previamente cadastrados no sistema de regulação estadual e passaram por avaliação com equipe multiprofissional composta por especialistas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Opera Sergipe, promoveu nesta sexta-feira, 6, um mutirão de primeiras consultas para cirurgia bariátrica, no Hospital Primavera – unidade São José (antigo Hospital do Coração). A ação atendeu cerca de 100 pacientes em apenas um dia e também realizou exames laboratoriais a fim de acelerar o processo até o procedimento. O objetivo foi reduzir o tempo de espera na fila de pacientes cadastrados no sistema de regulação estadual e que aguardavam avaliação especializada.
Os pacientes contemplados já estavam previamente cadastrados no sistema de regulação estadual e passaram por avaliação com uma equipe multiprofissional composta por quatro especialistas em cirurgia bariátrica. O mutirão reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso da população a cirurgias de alta complexidade, fortalecer o cuidado integral e garantir maior celeridade aos usuários que aguardam pelo procedimento.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, o Opera Sergipe já realizou quase 600 cirurgias bariátricas, em menos de um ano. “A realização de cirurgias bariátricas pelo Opera Sergipe veio para socorrer os pacientes com obesidade. De março de 2025, quando o procedimento entrou no Opera, até agora, nós já realizamos 584 cirurgias bariátricas e, só na Rede Primavera, foram cerca de 130. É o Governo de Sergipe transformando vidas e cuidando da saúde da população”, ressaltou.
O cirurgião do aparelho digestivo Pedro Henrique Siqueira, um dos médicos da Rede Primavera que atendem os pacientes do Opera Sergipe, destacou a importância da cirurgia bariátrica para a promoção da saúde pública. “A obesidade é considerada uma questão de saúde pública. Essa é uma doença que está presente de uma forma geral no mundo e muito prevalente na nossa sociedade. Então, já estamos tendo há algum tempo, com o Opera Sergipe, a oportunidade de trazer a cirurgia bariátrica, um tratamento exitoso no controle da obesidade”, explicou.
Sonho realizado
Lançado em julho de 2023, o Opera Sergipe tem mudado a realidade de milhares de pessoas que aguardavam na fila por uma cirurgia eletiva e já realizou 35.834 procedimentos, entre média e alta complexidade. A coordenadora do programa, Marli Francisca Palmeira, ressaltou o cuidado aos pacientes contemplados. “O Opera é um programa que possui um trabalho de humanização, de assistência qualificada e que traz para o usuário uma transformação de vida, melhorando a saúde e, consequentemente, o dia a dia do paciente”, pontuou.
A técnica de enfermagem e moradora de Nossa Senhora da Glória, Cláudia Cecília dos Santos, de 32 anos, foi uma das pacientes atendidas no mutirão. Para ela, a cirurgia bariátrica é como um sonho que, logo, será realizado. “Eu decidi fazer essa cirurgia porque acredito que será uma mudança de vida e de rotina. Eu não estava conseguindo perder peso, então, por meio do atendimento municipal, me cadastrei no Opera Sergipe. Hoje, graças a esse projeto do Governo, eu terei uma qualidade de vida melhor, com mais saúde, que é tudo o que eu quero e sonho”, declarou.
Quem também passou por consulta especializada durante a ação do Opera Sergipe foi o agricultor Renê Santos, 64, morador de São Cristóvão. Ele contou que a obesidade lhe causou problemas de saúde e o impede de trabalhar. Por isso, espera a cirurgia com grande expectativa. “A obesidade não está me deixando trabalhar no meu terreno. Eu tenho fé em Deus que a operação vai dar certo e eu vou voltar a trabalhar cuidando dos meus bichos e da minha roça, para que eu possa dar uma vida melhor para a minha família”, afirmou.
Governo do Estado / Fotos: Renato Mariano