Universidade Federal de Sergipe abre 560 vagas para cursos de especialização gratuitos em 2026

Foto: Reinaldo Valverde/SDCEV

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad), lançou editais que somam 560 vagas em cursos de Especialização Lato Sensu para o ciclo de 2026. Financiados pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), os cursos são totalmente gratuitos e voltados à formação continuada e ao aperfeiçoamento profissional em áreas estratégicas.

As formações possuem duração prevista de 18 meses e são ofertadas na modalidade semipresencial, combinando a flexibilidade do ensino a distância com encontros presenciais obrigatórios para a realização de avaliações e/ou atividades práticas.

“Essa iniciativa representa um marco para a educação continuada em nossa região, eliminando barreiras financeiras e levando pós-graduação de alta qualidade para quem busca transformar sua trajetória profissional”, disse a coordenadora da UAB, Rosemeire Marcedo.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet, através do sistema Sigaa/UFS, seguindo os prazos estabelecidos nos editais específicos de cada curso.

Para a diretora do Cesad, Ana Maia, a UFS reafirma o compromisso com a democratização do ensino superior de qualidade. “O Cesad está muito empenhado em ampliar as ofertas. Vamos buscar sempre o máximo de oportunidades possíveis, tanto de graduação quanto de especialização e de cursos de extensão diversos”.

As especializações são as seguintes: Abordagens Baseadas em Problemas Como Promotoras de Capacidades do Pensamento Crítico no Âmbito do Ensino de Ciências; Ensino de Humanidades: Política, Cultura e Sociedade; Ecopedagogia; Formação de Mediadores para a Educação Patrimonial.

“Os cursos de pós-graduação lato sensu são fundamentais para a formação continuada do ensino superior, particularmente os cursos ofertados por intermédio do Cesad, os quais apresentam relevantes temáticas, a exemplo da Educação Inclusiva, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gênero e Diversidade, Metodologias Ativas e outros”, disse o assistente pedagógico do Cesad Robson Andrade de Jesus.

Fonte: Portal UFS

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Compre Sem Fila Delivery

Deixe um comentário