Entrevista com Renaldo Prata, Vice-Prefeito e Secretário de Saúde de Simão Dias

Foto: Arquivo Pessoal

Conversamos por telefone e via WhatsApp com o Dr. Renaldo Prata, Vice-Prefeito e Secretário de Saúde de Simão Dias sobre a reestruturação, planos, projetos e ações já em curso no sistema de saúde do munícipio de Simão Dias.

SDCEV: O que seria esse processo de informatização anunciado pela Secretaria de Saúde?

Renaldo Prata: Trata-se de um sistema de informatização de todos o sistema de saúde, uma modernização de uma maneira geral, eliminando as tradicionais fichas em papel, facilitando assim o acesso e o atendimento dos usuários.

SDCEV: De onde virá o dinheiro para esse investimento e como ele será efetivamente investido?

Renaldo Prata: O dinheiro vem do Governo Federal, através da portaria 3.393, o qual o município conseguiu os recursos necessários para informatizar todas as equipes do Programa de Saúde da Família, um investimento próximo de 300 mil reais. Será usado na compra de computadores, impressoras e outros equipamentos bem como na capacitação das equipes, a ponto delas estarem aptas a operar o novo sistema. Lembrando que esse investimento foi uma conquista da nossa equipe de transição, ou seja, foi um trabalho feito antes mesmo de assumirmos a gestão oficialmente.

SDCEV: Os povoados sofrem com a falta de infraestrutura na área de saúde tendo na maioria das vezes que se deslocaram até a sede do município, quais as melhorias que serão implantadas nos povoados para melhorar o sistema de saúde?

Renaldo Prata: Vamos levar para os povoados uma central de marcações de consultas e exames, nos povoados também teremos unidades da farmácia básica e vamos implantar o projeto “saúde em casa”, o qual pessoas que precisam de remédios de uso contínuo, sobretudo idosos e pessoas com dificuldades de locomoção receberão seus medicamentos em casa nas datas específicas. Nosso propósito é evitar ao máximo os deslocamentos até a sede do município, já que isso tem um impacto na vida financeira das pessoas devido ao custo dos transportes, sobretudo para as pessoas que moram em povoados mais distantes, temos 74 povoados em nosso município e vamos montar uma infraestrutura que posso atender a todos em sua própria localidade ou em um povoado mais próximo, já muitas comunidades são interligadas.

SDCEV: O Sr. já tem um prazo, uma estimativa de quando os moradores dos povoados já estarão com esses serviços disponíveis em suas localidade?

Renaldo Prata: Nós estamos estruturando tudo, “arrumando a casa” e 04 meses já estaremos atendendo a população em seus povoados.

SDCEV: Hoje existe uma demanda muito grande para exames e consultas, a ponto das pessoas precisarem se deslocarem até Lagarto para terem acesso à alguns desses serviços, como resolver esta situação?

Renaldo Prata: Vamos montar uma policlínica, no mesmo local os usuários terão acesso a serviços diversos como exames, consultas e até pequenas cirurgias. Em um mesmo ambiente teremos laboratório, farmácia básica e centro de especialidades com médicos clínicos, ginecologistas, pediatras, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e outros, tudo isso em um só lugar, lembrando que os agendamentos poderão ser feitos nos povoados só havendo a necessidade do deslocamento no dias da consulta, exame ou procedimento.

SDCEV: Em quanto tempo a policlínica está em funcionamento?

Renaldo Prata: Estamos trabalhando nisso para colocarmos em operação o mais breve possível, nosso expectativa é que no prazo aí de 60 dias já teremos resolvido a questão do local, hoje a prefeitura tem 04 imóveis alugados que tem um custo alto, onerando o erário público, estamos buscando um local que comporte a estrutura e assim otimizaremos os custos, inclusive tendo uma margem financeira para investir mais ainda na saúde do povo, temos inclusive um imóvel próprio da prefeitura que está sendo analisado pela equipe.

SDCEV: Nós temos muitas clínicas particulares em Simão Dias, a Secretaria de Saúde tem algum projeto de fazer parcerias com essas clínicas para que pessoas possam ser atendidas nestas gratuitamente?

Renaldo Prata: Temos um projeto de fazer uma PPP – Parceria Público Privada com essas instituições, assim as pessoas poderão ser encaminhadas para fazer procedimentos nas mesmas e a Secretaria de Saúde faz o repasse dos valores para as clínicas, essa parceria visa desafogar o sistema público, quando tivermos grande demanda ou quando for algum serviço que não temos disponível.

SDCEV: O Sr. falou de grandes mudanças, tais mudanças demandam uma mão de obra especializada e ampliada, como serão as contratações e quando elas ocorrerão?

Renaldo Prata: Inicialmente faremos uma contratação por análise de currículos e estamos sendo bem criteriosos nas escolhas, queremos pessoas qualificadas. A médio prazo estamos já planejando um PSS – Processo Seletivo Simplificado e a longo prazo vamos fazer um concurso público.

SDCEV: O Sr. vai conseguir dar conta do acúmulo de funções de Vice-Prefeito e Secretário?

Renaldo Prata: Sim, porque a função de Vice-Prefeito tem pouco demanda de serviço, desde que o Prefeito Cristiano Viana me convidou para disputar a eleição, já estava nos planos de me colocar na Secretaria de Saúde, quero servir a população da melhor forma possível. Só para lembrar eu abrir mão do salário de Secretário, recebo salário apenas como Vice-Prefeito, isso já está publicado no portal da transparência para quem quiser conferir.

Agrademos ao Sr. Renaldo Prata pela sua disposição e pelo seu tempo trazendo esses esclarecimentos à população de Simão Dias, desejamos um bom trabalho. O mesmo gentilmente atendeu todas as nossas ligações e respondeu todas a nossas mensagens.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário