Recuperando o tempo perdido: Simão Dias inicia processo de reintegração dos alunos ao ambiente escolar

Fora da escola não pode. Mesmo que aa escola esteja funcionando em outros formatos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã de hoje, quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Simão Dias liderada pela Professora Ângela Siqueira, deu início à “Busca “Ativa”, que são ações que visam reinserir no ambiente escolar as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino que atende desde à pré-escola até o o primeiro ciclo do ensino fundamental (9º ano).

A busca ativa consiste em ações que procura fazer contato direto com os alunos e seus pais e/ou responsáveis, na ação de hoje denominada “Blitz” a Secretaria Municipal de Educação e Cultura colocou um stand próximo à feira (local de grande circulação de pessoas) e recebeu os país e/ou responsáveis dos alunos, a intenção é conscientizar os mesmos da importância das crianças e adolescentes estarem na escola, mesmo que esta esteja acontecendo de maneira diferente, ou seja, em um ambiente virtual.

A nossa redação visitou o Stand próximo a feira e nos foi informado que a Blitz estará acontecendo entre os dias 27 e 30 de janeiro, as ações da busca ativa estão sendo coordenadas pela Professora Lúcia Maria que junto com uma equipe mobilizou um grande número de pessoas neste primeiro dia, segundo a mesma em primeiro momento a intenção é informar e conscientizar pais e alunos.

A professora Lúcia nos passou um panfleto da campanha com o lema: “Fora da escola não pode. Mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”, no panfleto tem um número de telefone/WhatsApp, o qual tanto pais, quanto alunos poderão esclarecer suas dúvidas. veja o número (79) 99911-7066.

Conversamos também com a Professora Joselice, Diretora do Setor Pedagógico, a mesma estava presente no local e apoiando toda a ação, segundo ela as aulas no município estão completamente paradas desde o início da pandemia do novo coronavírus em meados de março de 2020, a nova gestão passou janeiro em planejamentos e ajustes e agora começou a execução dos trabalhos.

A Professora Joselice nos informou ainda que as aulas terão início no município no dia 1º de fevereiro para as turmas do 9º ano, que são as turmas em fase de conclusão do ciclo fundamental, as demais turmas reiniciarão as aulas a partir de 22/02, lembrando que as aulas acontecerão de de forma remota (não presencial), a previsão de conclusão será em 22/04, os alunos terão aulas em tempo integral, ou seja, turno e contraturno cumprindo assim a carga horária mínima de 800 horas estabelecidas em lei. No processo das aulas remotas os alunos que não dispõe de acesso a internet receberão na escola atividades impressas e via aplicativo de mensagens os professores darão todo o apoio pedagógico, declarou a professora Joselice.

Quando perguntada sobre a situação das matrículas dos alunos egressos do 9º ano e a sua transição para o ensino médio que é ofertado na rede estadual de ensino, a professora Joselice afirmou que a Secretaria de Educação e Cultura de Simão Dias, já entrou em acordo com a DRE – 2 – Diretoria Regional de Educação (Regional que coordena as escolas estaduais em Simão Dias) através da Diretora Professora Daniela para fazer as matriculas do alunos no 1º ano do ensino médio, mesmo eles ainda estando em fase de conclusão do 9º ano, a matrícula estaria condicionada ao cumprimento de no mínimo 75% da carga horária.

A Blitz teve apoio das Secretarias Municipal de Saúde, liderada pelo Dr. Renaldo Prata e da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência Social e Trabalho, liderada pelo Eduardo Soares e continuará até o dia 30, quando se espera ter informado os pais e os alunos sobre as aulas remotas, bem como todo o seu funcionamento.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário