Morreu o empresário itabaianense Noel Barbosa fundador da Rede GBarbosa

Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu hoje, nesta terça-feira (9), o empresário itabaianense, Noel Barbosa, um dos fundadores do grupo GBarbosa, omesmo também tinha investimentos em outros setores como o de combustíveis dentre outros. O senhor Noel estava internado em um hospital na capital paulista para onde foi transferido depois de um tempo internado em Aracaju.

Até o fechamento desta matéria ainda não tivemos informações sobre o sepultamento do empresário, local e data.

O senhor Noel Barbosa e o irmão Gentil Barbosa fundaram o GBarbosa em julho de 1955. A princípio tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital Aracaju. Em 1961, a primeira filial foi aberta no município sergipano de Tobias Barreto e em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo foi inaugurado em Aracaju. Ao longo dos anos, foi abrindo muitas outras lojas em Aracaju e no interior do estado. No início da década de 1980, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, com a criação da filial na cidade de Esplanada. Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da baiana, salvador. Neste mesmo ano, a rede passou a comercializar produtos farmacêuticos por meio das Farmácias GBarbosa.

Atualmente a rede acumula mais de 150 estabelecimentos distribuídos entre supermercados, hipermercados, eletro shows e farmácia nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco. A rede emprega mais de doze mil pessoas e é a quarta maior rede de supermercados do Brasil.

No ano de 2001, a rede sergipana foi vendida para o grupo holandês Royal Ahold, tendo esta transação sido aprovada em 2003 com restrições. No entanto, o grupo só ficou um pouco mais de quatro anos no controle da empresa, pois entrou em crise na Europa e foi acusado por autoridades financeiras de formar um cartel nos estados de Sergipe e Bahia, uma vez que também era dono da rede sergipana Bompreço.

Após especulações, a venda do G.Barbosa foi confirmada em abril de 2005 para um fundo de investimentos dos Estados Unidos, a Acon Investments.

Desde novembro de 2007, a rede nascida e criada em Sergipe passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud que escolheu a marca como a principal bandeira a ser trabalhada no Brasil. 

Autoridades de Sergipe, empresários e o grupo que atualmente administra a rede GBarbosa se manifestaram sobre o falecimento de Noel Barbosa.

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas:

“Sergipe perdeu hoje um dos maiores empreendedores da sua história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o país. Foi com imenso pesar e consternação que recebi a notícia da morte de Noel Barbosa, de 79 anos. Noel foi um dos fundadores do grupo GBarbosa, ao lado do seu irmão, Gentil Barbosa, e já estava internado num hospital em São Paulo. O empresário, atualmente, além de representante do grupo Petrox, tinha participação em shoppings de Aracaju, hotel e vários outros empreendimentos de destaque pelo Brasil. Deixo o meu abraço para toda a família, amigos e pessoas próximas de Noel, um nome que ficará pra sempre na memória do nosso estado. Que Deus conforte o coração de todos!”.

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira:

“Foi com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do empresário Noel Barbosa, em decorrência da Covid-19. Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos, funcionários de seus empreendimentos e admiradores”, disse.

Presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira:

“Sem Noel Barbosa Sergipe vai ficar diferente, porque ele era um homem que, na simplicidade e na maneira de ser dele, conduzia as coisas e os negócios de uma forma eficiente, dinâmica e muito responsável. Estou muito triste, porque Sergipe perde um empreendedor, um empresário, um homem honrado que vai deixar assim uma lacuna muito forte para todos nós que empreendemos, para todos nós que temos uma vocação empresarial porque a gente aprendeu a conviver com um homem de valor, com um homem de qualidade que, felizmente para todos nós, vai deixar um legado de determinação, de vontade de vencer”.

Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça:

“Noel Barbosa foi um grande amigo e parceiro de negócios. Empresário discreto, atuante e atento às oportunidades do mercado, era um dos grandes nomes de Sergipe e do Nordeste. Nossos caminhos se cruzaram há muitos anos, quando eu atuava no varejo de supermercado e ele também. Depois, nos tornamos sócios em empreendimentos no setor de Shopping center, tanto em Aracaju como em outras cidades da região Nordeste. Mas meu maior pesar é pela perda de um amigo como poucos. Da pessoa sincera, cordial e de excelente caráter. Infelizmente, nesse último ano, fomos forçados a nos manter distantes. Guardarei as melhores lembranças dele. Fará falta”.

Grupo Cencosud:

“É com muita tristeza e profundo pesar que o time da Cencosud Brasil, rede varejista da qual a bandeira GBarbosa faz parte desde 2007, lamenta o falecimento do empreendedor Noel Barbosa. Visionário e pioneiro, Sr. Noel junto ao irmão Gentil (in memorian) fundaram uma das marcas mais expressivas do varejo nordestino. Iniciaram há 65 anos com uma mercearia de secos e molhados no centro de Aracaju, onde conquistaram a partir dali, uma fiel clientela. O GBarbosa, marca que de forma honrada leva o nome dos irmãos desbravadores, é um legado da cultura empreendedora de Sergipe. Hoje, os 23 mil colaboradores que formam o GBarbosa e de toda a Cencosud Brasil, vêm prestar homenagem e se somar à família Barbosa neste momento de dor”, diz a nota.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário