Secretaria de Saúde de Simão Dias concluiu montagem de uma farmácia básica no Povoado Curral dos Bois

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

A Secretaria municipal de Saúde Simão Dias através do Secretário Dr. Renaldo Prata começou a colocar em prática o processo de descentralização da farmácia básica. O projeto consiste em instalar unidades da farmácia básica em vários povoados e assim facilitar o acesso das pessoas aos medicamentos beneficiando sobretudo aquelas que fazem uso de medicamentos contínuos e assim evitando o deslocamento das mesmas até a cidade.

A primeira unidade da farmácia básica foi instalada hoje, quinta-feira (11), no Posto de Saúde Maria Terezinha dos Santos localizado no Povoado Curral dos Bois, esta comunidade fica há 26 km da sede do município e assim facilitará o acesso das pessoas ao serviço. Nossa redação acompanhou o trabalho de montagem da farmácia básica que foi executado pessoalmente pelo Secretário de saúde Dr. Renaldo Prata e pelo farmacêutico Eliseu Neto.

A farmácia é informatizada, através do sistema Horus, e estará diretamente conectada a central na cidade, permitindo assim, que não falte medicação, evite desperdício, tenhamos controle de entrada e saída e prazos de validade. O Secretário Dr. Renaldo Prata escreveu em suas redes sociais: “Isso não é um favor que a nossa administração está fazendo, é nossa obrigação atender de forma humana e transparente. Em breve outros povoados estarão recebendo a farmácia básica em seus respectivos postos”.

O posto do povoado também está recebendo um consultório odontológico completo. Segundo informações da Secretaria de Saúde o consultório odontológico já existia, mas nunca funcionou, está informação foi conformada por moradores locais, o consultório estava sucateado e hoje os técnicos estavam fazendo os últimos ajustes para o seu pleno funcionamento.

O Dr. Renaldo Prata ainda escreveu em suas redes sociais: “Nosso POVO, deste povoado incrível, terão todo suporte de medicamentos, médicos, enfermeiros e dentistas, sem a necessidade de se deslocarem até a cidade”.

Este é o primeiro povoado que recebeu o serviço da farmácia básica, mas o Secretário de saúde garantiu que em breve outros povoados estarão recebendo o serviço em seus respectivos postos.

Nossa redação ainda observou que no processo de instalação da farmácia básica havia estoque razoável de medicamentos que atenderá de forma adequada às necessidades da população local, só para lembrar o sistema informatizado permitirá a reposição de medicamentos assim que os mesmo forem retirados pela população, evitando a falta dos mesmos.

A farmácia básica é de suma importância para a comunidade porque a mesma nem se quer tem uma farmácia privada que possa socorrer a população, restando aos moradores o deslocamento até a cidade, mas que agora não será mais necessário fazer uma viagem para ter acesso a remédios básicos e de uso contínuo.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário