Belivaldo Chagas avalia a possibilidade de toque de recolher em Sergipe

Foto: Banco de imagens SDCEV

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, disse nesta quinta-feira (25), que existe a possibilidade de um toque de recolher no estado, seria uma medida restritiva para combater o avanço da Covid-19 em Sergipe. O Estado possui um Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que está em constante avaliação da pandemia em Sergipe, todas as decisões são tomadas com base nas avaliações do comitê.

De acordo com o governador no momento não existe a necessidade de alteração nas medidas de flexibilização já adotadas até então, mas não descartou a possibilidade de um toque de recolher. Explicou que será ampliada a testagem dos municípios próximos à divisa com o estado da Bahia, em virtude das novas variantes que estão circulando. Ficou definido ainda, que os municípios que fazem divisa vão instalar barreiras sanitárias.

Essa luz vermelha se acendeu porque a Bahia vive um momento crítico, desde a última sexta-feira (19), a Bahia vive um toque de recolher decretado pelo governador Rui Costa e na manhã de hoje a capital baiana recebeu a notícia de um lockdown a partir de amanhã, sexta-feira (26).

Sergipe tem uma extensa fronteira com a Bahia cera de 22 mil km, abrangendo vários munícipios e os mesmos compartilham entre si diversas atividades de ordem econômica, social e cultural. Muitas pessoas da Bahia trabalham ou estudam em Sergipe e muitos habitantes de Sergipe trabalham ou estudam na Bahia, isso é perceptível por exemplo entre os moradores de Paripiranga-BA e Simão Dias-SE que compartilham várias atividades.

O transporte interestadual é outra preocupação porque existe um constante deslocamento de pessoas entre a Bahia e Sergipe, inclusive ligando as duas capitais, Salvador e Aracaju, lembrando que também que as capitais são servidas por linhas aéreas.  

O governador Belivaldo Chagas falou sobre a vacinação, afirmou que será destinada para idosos de 80 a 89 anos. Disse ainda que a SES – Secretaria de Estado de saúde vai fazer um levantamento das doses que os municípios possuem em estoque e posteriormente fará a distribuição das doses recebidas recentemente. Sergipe totalizou até agora o 125.460 doses de vacinas, sendo 80.960 da CoronaVac e 44.500 da Oxford.

Os números da pandemia no estado são os seguintes: 149.077 casos confirmados, 2.930 mortes e 138.751 pacientes foram curados do novo Coronavírus.

Nossa redação tentou contato com a SETUR – Secretaria de Estado de Turismo para responder sobre a situação do transporte interestadual entre Sergipe e Bahia, mas naõ atenderam nossas ligações.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário