Professora da rede estadual de Sergipe doa acervo de livros para escolas do campo

A professora Sônia Silva Barreto, da rede estadual de ensino, fez na manhã desta sexta-feira, 26, a doação de 153 livros do seu acervo pessoal para o Programa Lê Campo, do Núcleo de Educação no Campo (Necam), vinculado ao Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DED/Seduc). Servidora do Estado há 30 anos, 25 dos quais atuou como técnica pedagógica, Sônia Barreto está prestes a se aposentar e resolveu passar para frente uma série de obras literárias que tem em sua casa e que já não utiliza mais.

Ela explica que o acervo tem obras de literatura sergipana e nacional, além de diversas outras áreas do conhecimento, como Filosofia, História, Sociologia, Educação, Ciências Políticas, Antropologia, entre outras. São livros que ela foi comprando ao longo dos anos, durante a fase de estudos de mestrado e doutorado que ela fez.

“Eu tenho muitos livros guardados. Como estou me dedicando mais à área de Gestão, Administração, História, Sociologia e Política, não tinha mais tempo de ler os livros de outras áreas, como a literatura, que eu tinha muitas obras guardadas. Pensei que outras pessoas poderiam se beneficiar desses livros, então resolvi doar para as escolas. É uma forma de contribuir para a educação do Estado”, disse.

De acordo com a coordenadora do Lê Campo, professora Jeane Caldas, o programa já vem fazendo doações às unidades de ensino. Ela conta que em fevereiro foram passados 100 livros para a Escola Reunidas Coelho Neto, na Barra dos Coqueiros; 40 livros para a Escola Municipal Noruega, em Lagarto, e serão doadas cerca de 50 obras literárias ao Colégio Estadual Durval Rodrigues Rosa, localizado no Povoado Bom Sucesso, em Poço Redondo.

“O Lê Campo tem uma proposta de integração entre rede estadual e municipal. Esses livros doados pela professora Sônia Barreto vão contribuir muito com o acervo das salas de leitura e das bibliotecas das escolas, principalmente os de literatura de autores sergipanos que são títulos dificílimos de serem encontrados atualmente nas livrarias, pois são edições já esgotadas”, declarou, afirmando que o acervo possui obras de autores consagrados de Sergipe, como Núbia Marques, Carmelita Fontes e Gizelda Morais.

A coordenadora Jeane Caldas explicou ainda que será feito um diagnóstico das escolas que estão precisando de livros e serão selecionadas duas unidades de ensino para receberem o acervo doado pela professora Sônia Barreto. Além de livros, o Programa Lê Campo também promove a doação de jogos e materiais pedagógicos para as escolas.

Fonte: Governo de Sergipe

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário