Prefeitura nega envolvimento em caso dos peixes descartado no mato em Capela/SE

Não sabemos de onde o peixe veio", diz a assessoria da prefeitura

Nesta quinta-feira (01), circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp algumas fotos e um vídeo no qual um homem mostra peixes jogados no mato, durante o vídeo o mesmo informa que os peixes teriam sido comprados pela prefeitura de Capela/SE, mas não teriam sido distribuídos à população e assim após estragar foram descartados.

A pessoa no vídeo cobra providências da prefeita Silvany Yanina Mamlak (PSC), a qual o mesmo afirma que faz uma “gestão criminosa”, alega que o povo está passando fome, segundo ele a prefeita jogou os peixes no mato.

A redação do SDCEV entrou em contato com a prefeitura de Capela o diretor de comunicação Marcos Menezes nos garantiu que as denúncias não procedem, veja a mensagem que nos foi enviada:

Não sabemos de onde o peixe veio, mas basicamente foi jogado à margem da rodovia numa unidade de conservação. Entramos em contato com a gestão da unidade para que um boletim de ocorrência seja lavrado. Além disso, os peixes no local estão distribuídos de maneira recente. Dois, até três por sacola plásticas. Embalamos individualmente e frescos. Além disso, fizemos a entrega durante dois dias, para evitar aglomerações, pegando o peixe sempre na madrugada, ainda fresco, no fornecedor

O diretor de comunicação ainda nos solicitou o contato e nos enviou uma nota de esclarecimento, veja na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Capela, em um misto de surpresa e indignação, tomou conhecimento do descarte criminoso de peixes na Mata do Junco, um dia após a realização da Ação Peixe na Mesa, realizada numa força-tarefa entre os dias 30 e 31 de março deste ano, promovida pela Secretaria de Assistência Social

Para que a ação fosse concretizada, utilizamos um cadastro de cerca de seis mil famílias que teve por base a quantidade de pessoas inscritas no Cadastro Único (CADÚnico). Com isso, nos certificamos de que a quantidade de peixe seria apropriada para aqueles que necessitam do benefício eventual.

São claras as diferenças entre o peixe descartado e o distribuído pela gestão municipal, como a presença de mais de um peixe por sacola, enquanto separamos por unidade.

Como iniciamos a distribuição há dois dias e encerramos ontem, o descarte criminoso, pelas características que apresenta, não tem ligação com a ação realizada no início da semana. Todo o peixe adquirido pelo Município de Capela foi integralmente entregue às famílias capelenses e não houve qualquer sobra que pudesse ser descartada.

Como se trata de uma Unidade de Proteção Integral gerida pelo Governo do Estado, já entramos em contato com a Gestão do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, que por sua vez já tomou as medidas para que um boletim de ocorrência seja lavrado e os fatos esclarecidos o mais brevemente possível. Ficou, inclusive, acordado com a Gestão do Refúgio, a notificação à ADEMA, por se tratar de um crime ambiental.

Também fomos autorizados e orientados pela Gestão do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco a fazer a retirada do material do local, com o objetivo de minimizar os danos à reserva.

O homem no vídeo e nas fotos se trata do Sr. José Edirani, o qual se intitula o detetive virtual, que seria uma adversário político da atual prefeita por ser aliado do ex-prefeito de Capela Ezequiel Leite, com o qual tem várias fotos em redes sociais e perfil do WhatsApp.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário