Baiana de Conceição do Coité completa 116 anos sendo a segunda pessoa mais velha do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal

No domingo (13), a Sra. Antônia Santa Cruz, moradora do Distrito de Salgadália, zona rural de Conceição do Coité, completou 116 anos de idade.

Essa simpática Sra. é considerada pela Gerontology Research Group (GRG) – ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia, a segunda pessoa mais velha do Brasil validada pelo Grupo de Pesquisa, perdendo apenas para a cearense Francisca Celsa dos Santos que tem 116 anos e 234 dias.

Para se ter uma ideia da longevidade de Dona Antônia que nasceu nem 13 de junho de 1904, vamos fazer uma comparação com alguns eventos históricos, ela nasceu quando o presidente do Brasil era o Rodrigues Alves, o 5º presidente da História da República brasileira, para efeito de comparação o atual presidente e o 38º da História do Brasil, passou por duas Grandes Guerras, passou por todas as 21 edições da copa do mundo e os cinco títulos do Brasil, nasceu no ano da Olimpíadas de Saint Louis (EUA), a terceira da história da era moderna, já tiveram até então 32 edições.

Dona Antônia nasceu sete meses depois dos irmãos Wright inventar o avião e dar o primeiro voo da história da humanidade (dezembro/1903), passou ainda passou pela invenção do rádio (1906), televisão (1920), computador (1946), internet (1969), ela viu o homem construir uma máquina e voar até a lua (1969), viu também a primeira ligação de telefone móvel no Brasil (1990), não é possível continuar citando eventos pelos quais Dona Antônia viveu daria para escrever muitas páginas.

Essa senhora viveu tempo suficiente para ver transformações culturais significativas o interminável ir e vir da história do Brasil e da humanidade, músicas, roupas, cortes de cabelo, comportamentos aparecerem e desaparecerem com poeira ao vento, sua memória certamente está cheia muitas recordações e experiências que todo ser humano deseja viver.

Vida longa para Dona Antônia!

Fonte: Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br com informação do Portal a Voz do Campo

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário