Parabéns para Sergipe pelos seus 201 anos de existência

Sergipe é um Estado da Região Nordeste do Brasil, faz fronteira com a Bahia e com Alagoas e é banhado pelos Rio São Francisco e Oceano Atlântico com praias belíssimas, seu território tem pouco mais de 29 mil km² sendo o menor do Brasil em extensão territorial.

O território sergipano está dividido em 75 municípios e sua capital é Aracaju desde 1855, já que anteriormente a capital era São Cristóvão, sendo esta a quarta cidade mais antiga do Brasil, a emancipação do Estado ocorreu em 8 de julho de 1820 por decreto de D. João VI, completando assim nesta data 201 anos de existência, antes de 1820, a então Capitania de Sergipe Del-Rei, pertencia a Capitania da Baía de Todos os Santos   

Sergipe é um lugar encantador com locais exuberantes, é difícil citar o quanto este lugar é lindo, fantástico, as belezas naturais são incomparáveis diversas praias, serras, rios, cachoeiras e toda a sua biodiversidade, não quero citar locais para não cometer o pecado de esquecer outros e não caberia num texto a quantidade de lugares belíssimos.

Sergipe é habitado desde os tempos pré-históricos, muito antes da chegada dos europeus por estas bandas, o território passou por invasões francesas e resistências indígenas durante a colonização.

Uma curiosidade sobre Sergipe é que apesar de 201 anos de separação da Bahia até nos dias atuais ainda existem trechos em litígio com o Estado da Bahia, algumas fronteiras ainda indefinidas, não somente na questão geográfica, mas sobretudo na questão cultural, municípios da Bahia e Sergipe que compartilham fronteiras compartilham também costumes e culturas.

Por Reinaldo Valverde, Licenciado em História e Bacharel em Teologia, professor da rede estadual de Sergipe.

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário