Professores do município de Aracaju afirmam que não há condições para retorno as aulas presenciais

Foto: Reinaldo Valverde / SDCEV

Os professores da rede municipal de ensino de Aracaju decidiram através de uma assembleia que não vão retornar para dar aulas de forma presencial na capital, atualmente eles trabalham no formato on-line. A retomada das aulas está prevista para o próximo dia 13 de setembro.

“Não há condições de retorno presencial. Encontramos situações onde há unidades de ensino que não tem estrutura física e sanitária para garantir a segurança de professores, alunos e comunidade escolar. Só retornaremos com segurança sanitária e após imunização (1ª e 2ª dose) dos profissionais da educação”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Adelmo Meneses.

Na assembleia, em relação à segurança e condições de trabalho, ficou decidido que:

  • O retorno às aulas presenciais deve acontecer somente após a completa imunização dos profissionais das escolas;
  • Continuidade das aulas remotas até imunização da 2ª dose
  • Continuidade das aulas remotas nas escolas que não apresentam condições físicas/ sanitárias
  • Retorno gradual por series/ turmas de forma a garantir a preparação dos alunos para forma de convívio escolar (Protocolo Sanitário)
  • Capacitação dos servidores de apoio e equipe diretiva sobre as medidas de segurança na área de saúde
  • Garantia de EPIS para aluno e profissionais da escola e materiais de higienização/ desinfecção ambiental
  • Encaminhar ao Conselho, órgão colegiado e deliberativo pelo monitoramento, a deliberação das condições sanitárias do retorno presencial e de suspensão das aulas em caso de incidência de contagio no ambiente escolar.
  • Construir cartilha educativa para pais e alunos sobre o protocolo de segurança sanitária.
  • Documento norteando o retorno às aulas presenciais.

O sindicato informou ainda que está fazendo um levantamento com especificações dos equipamentos para os professores, como computador, celular, internet e velocidade de conexão.

O que diz a Secretaria da Educação

A vacinação dos profissionais da educação da capital começou no último dia 24 de maio. Até o dia 13 de setembro, quando acontecerá o retorno das atividades presenciais, há tempo hábil para que a maioria absoluta tenha sido imunizada com as duas doses da vacina.

As escolas municipais de Aracaju estão todas equipadas com em itens de proteção de combate ao vírus. Foram adquiridos dispensadores para álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha, hipoclorito de sódio, álcool em gel, pulverizadores spray, termômetros digitais infravermelho, lavadoras de alta pressão, fitas para demarcação, tapetes sanitizantes, máscaras, luvas, totem pia personalizado, entre outros.

Já foram adquiridos cerca de 140 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os alunos como máscaras, protetores faciais, porta-máscaras, garrafas de água de uso individual.

Foi realizada a instalação de pias em escolas que ainda não possuíam este acessório no refeitório. Também foi realizada a avaliação física de todas as janelas das unidades de ensino, para verificar o funcionamento e garantir a circulação de ar nas salas de aula. Secretaria Municipal da Educação está realizando encontros de formação nas escolas sobre o Protocolo de Higiene e Cuidados para a orientação da rotina escolar no contexto da Pandemia e todas as medidas estão sendo tomadas para que o retorno seja realizado de forma segura para toda a comunidade escolar.

Fonte: G1 Sergipe

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário