Grupo Tático Aéreo resgata homem em alto-mar na região da Coroa do Meio e Barra dos Coqueiros

Foto: SSP/SE

Um atleta amador de caiaque, de 42 anos, foi resgatado já no final da tarde deste sábado (02) por uma equipe do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança Pública (GTA/SSP). O equipamento foi danificado e ele não conseguia retonar para a praia e estava em região de alto-mar em princípio de afogamento.  

A vítima ainda conseguiu ligar para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pedindo ajuda. Segundo o major Couto, diretor do Ciosp, a vítima narrou que estava engolindo água e não conseguia retornar. A primeira ligação aconteceu exatamente às 16h12 e o homem dizia estar no encontro do Rio Sergipe com o mar, na região da Coroa do Meio e Barra dos Coqueiros.

Então, 10 minutos depois, o GTA/SSP já se deslocava do aeroporto de Aracaju para o local indicado pelo Ciosp. A equipe do Falcão 01 fez o sobrevoo na área e localizou a vítima, depois das 17h. Um integrante do Corpo de Bombeiros, pertencente ao GTA, fez o mergulho na área e resgatou o homem. 

O resgate foi feito com a técnica conhecida como mcguire, que consiste no lançamento de tripulantes através de cordas, aliado à técnica do rapel para a descida (infiltração). Depois, através do içamento, tripulantes e socorridos são deslocados pela aeronave com as cordas. 

O tenente-coronel Fernando Goes, diretor do GTA, acredita que o homem socorrido contou com o resgate importante do GTA, mas também com a sorte. “Ele conseguiu usar o celular e ligar para nosso Ciosp. Já era final de tarde e se demorasse mais um pouco o resgate noturno seria muito difícil de executar”, comentou.

Fonte: SSP/SE

» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram e Facebook

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário