De um trágico acidente às vitórias no esporte a história de superação do paraciclista lagartense Ulisses Freitas

O paraciclista Ulisses Freitas está se preparando para a disputa de mais uma competição o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo que vai acontecer em Brasília de 10 a 12 de dezembro.

Ulisses tem uma história fantástica de superação ele é atleta desde a infância, sendo professor de capoeira, jogava futebol e praticava musculação, em dezembro de 2008 o jovem Ulisses sofreu um trágico acidente de trânsito, o mesmo estava em uma moto com seu irmão vindo do trabalho em Paulo Afonso/BA onde ambos eram policias militares, quando foram atropelados por um motorista embriagado dirigindo pela contramão e ainda fugiu sem prestar socorro.

O irmão de Ulisses infelizmente faleceu em decorrência do acidente e ele passou 11 meses internado desses 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), teve um lesão medular o qual o fez perder os movimentos das pernas.

Depois do acidente Ulisses conta que ficou 2 anos em depressão e neste período ele engordou muito e chegou a pesar 108kg, mas em 2010 ele começou a praticar o basquete em cadeira de rodas e foi através do esporte que Ulisses venceu a depressão.

Em janeiro de 2012 Ulisses conheceu o paraciclismo, o mesmo se apaixonou pelo esporte e em 2013 decidiu ser profissional e passou a dedicar-se ao esporte, o alvo era ser campeão brasileiro e ser convocado pra seleção brasileira, o que de fato veio a acontecer sendo campeão brasileiro em 2014 e a primeira convocação para a seleção veio em 2015, viajou para a Suíça para representar o Brasil em outras convocações representando Brasil Ulisses a Itália, África do Sul, Bélgica e Holanda, na África do Sul Ulisses ficou em quarto lugar na prova de resistência e voltou a ser campeão brasileiro em 2018.

Em 2016 Ulisses foi um dos atletas que carregou a Tocha Olímpica em sua passagem por Aracaju, representando bem o esporte sergipano.

Em 2018 Ulisses parou de competir profissionalmente, para realizar o sonho, de ser médico, segundo ele a intenção é ajudar as pessoas, “sempre gostei do trabalho social, quando era professor de capoeira tinha um projeto social, chamado capoeirando na escola, era projeto para desviar os jovens das bebidas alcoólicas”, relata Ulisses que é estudante do 3° ano do curso de medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), estuda no Campus Lagarto.

Conciliando com os estudos em 2021, Ulisses decidiu voltar a competir e já foi campeão geral da Copa Brasil, ganhando 4 ouros nas 2 primeiras etapas, e agora vai agora para o Campeonato Brasileiro.

O Filho de Ulisses também está seguindo os passos do Pai e irá disputar o Norte Nordeste de Ciclismo de estrada em Palmas/TO. Além de ser atleta, também é estudante, conciliando os treinos com a faculdade onde cursa odontologia.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br
Fotos: Arquivo Pessoal

» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram e Facebook

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário