Morre nos EUA aos 74 anos o escritor e filósofo Olavo de Carvalho

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O filósofo e escritor Olavo de Carvalho, faleceu na noite desta segunda (24), na região de Richmond, na Virgínia, nos Estados Unidos.

A informação foi divulgada por meio de nota na conta oficial do próprio Olavo no Instagram, não foi informado a causa da morte, Olavo nasceu em Campinas, São Paulo em 1947 e desde 2005 morava na área rural do Condado de Dinwiddie, ao sul de Richmond, no estado norte-americano de Virgínia, EUA.

Leia a nota na íntegra:
Nota de falecimento

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)

Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado.

O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor.

Olavo de Carvalho era considerado o principal representante do Conservadorismo no Brasil, o mesmo veio de um passado na militância comunista foi filiado ao Partido Comunista (PCB) entre 1966 e 1968, fazendo oposição ostensiva ao Regime Militar.

Olavo de Carvalho era autodidata (estudou por conta própria), não possuía nenhuma titulação acadêmica foi estudante de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) por três anos, mas não terminou o curso, a falta de titulação acadêmica e por ser autointitulado professor e filosófico é alvo de críticas de muitos.

O filósofo deixa uma vasta obra literária com mais de duas dezenas de livros publicados com mais de 11 milhões de exemplares vendidos, sendo os mais populares, ‘O Jardim das Aflições’, ‘O Imbecil Coletivo’ e ‘O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota’, além de mais de 500 aulas gravadas no Curso Online de Filosofia (COF).

Segundo alguns críticos Olavo era mentor do governo Bolsonaro, embora o mesmo sempre negou, em entrevista a Jovem Pan em 2020, o mesmo chegou a dizer que só conversou com Bolsonaro uma vez pessoalmente e três por telefone.

O Governo Federal divulgou nota lamentando a morte de Olavo.

Leia a nota na íntegra:
O Governo do Brasil lamenta a perda do filósofo e professor Olavo de Carvalho e manifesta seu pesar e suas condolências a familiares, amigos e alunos.

De contribuição inestimável ao pensamento filosófico e ao conhecimento universal, Olavo deixa monumental legado.

Reconhecido por grandes escritores nacionais, como Herberto Sales, Ariano Suassuna, Antônio Olinto, Hilda Hilst, Miguel Reale e Bruno Tolentino, foi classificado por Ives Gandra como “mestre de todos nós” e por Roberto Campos como “filósofo de grande erudição”.

Segundo Jorge Amado, possuía “reconhecida competência na área da filosofia”. Para Paulo Francis, “Olavo de Carvalho vai aos filósofos que fizeram a tradição ocidental de pensamento, dando ao leitor jovem a oportunidade de atravessar esses clássicos”.

O Presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do filósofo através de postagem na sua conta oficial no Instagram:
“- Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.

– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.

– Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”.

Muitos políticos e personalidades, alunos e admiradores prestaram condolências à família de Olavo através das redes socias, lamentavelmente muitos opositores também se manifestaram nas redes sociais comemorando a morte do mesmo, considerado por muitos um fascista.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

» Acompanhe nossas noticias pelo Instagram e Facebook



» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário