Bolsonaro ou Lula: tecnicamente não existe terceira via na corrida presidencial

Foto: TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Não é novidade que a disputa presidencial em 2022 está polarizada entre Lula e Bolsonaro, esse cenário só dar espaço para outro candidato caso um dos dois por alguma razão desistisse da disputa, o que é improvável, exceto por alguma situação adversa e repentina.

A chamada ‘terceira via’ tem se revelado um fracasso, vários nomes se apresentaram, mas sem forças para galgar um resultado significativo, muitos já ficaram pelo caminho, infelizmente o cenário político não se abriu para novas alianças políticas ou popularidade suficiente para uma disputa pareada fora do binário Lula ou Bolsonaro.

As últimas pesquisa, embora precisamos vê-las com muitas ressalvas, apresenta um cenário próximo de 80% dos votos na dupla Lula, Bolsonaro. Mesmo excluindo os branco, nulos e indecisos, com esse cenário precisaria de uma virada radical e extraordinária em pouco tempo, já que estamos há pouco mais de dois meses da eleição. É claro que as possibilidades existem, nada está decido de fato, mas o cenário é desanimador para os sonhadores com da terceira via. O principal nome do bloco alternativo, o Ciro Gomes não conseguiu até hoje bater dois dígitos nas pesquisas.

É ilusório acreditar que algum candidato possa de fato derrotar a dupla formada pelo atual presidente e pelo ex-presidente, os nomes apresentados até então não tecnicamente fracos e muitos se quer são conhecidos da população na maioria dos estados brasileiros.

Como falta pouco tempo para as eleições sonhar com uma mudança de cenário não é proibido, mas é pouco provável, pelo andar da carruagem é quase impossível que esse cenário seja reversível, restando a ‘terceira via’ torcer para que um dos dois desista da candidatura, abrindo espaço para uma uma eleição mais competitiva.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuvejo.com.br

Acompanhe nossas noticias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário