Servidores dos hospitais universitários de Lagarto e Aracaju deflagram greve por tempo indeterminado

As reivindicações vão desde o reajuste salarial ao fim do desabastecimento de materiais para serviços hospitalares.

Os servidores dos Hospitais Universitários de Lagarto e Aracaju deflagraram, na manhã desta quarta-feira (21), greve por tempo indeterminado. A categoria estabeleceu, que durante a mobilização os serviços ambulatoriais funcionarão com 30% do efetivo, já os serviços de urgência com 50% e os ligados à UTI com 100%.

De acordo com o diretor do Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado de Sergipe, Ricardo Abel as pautas de reivindicação são:

  1. Reajuste salarial dos empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh);
  2. Retirar da pauta redução do parâmetro de insalubridade;
  3. Fim do desabastecimento de materiais para serviços hospitalares.

“Estamos sem reajuste desde 2019, enquanto isso a inflação está corroendo nosso poder de compra. Além disso, a empresa quer que nos aceitemos a proposta de redução do parâmetro de insalubridade, isso precisa sair de pauta. Com a redução, o cálculo do valor pago por insalubridade, que atualmente é feito com com referência no salário base, passaria a ser calculado em cima do salário mínimo, isso representa uma perda de 25% do salário para alguns profissionais. Também enfrentamos o desabastecimento de materiais. O serviço vem sendo sucateado e queremos que essa situação mude para que possamos continuar atendendo à população”, detalhou o diretor.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os Hospitais Universitários, informou que o processo de negociação com as entidades sindicais teve mais de 20 rodadas, porém sem solução.

Informou ainda que solicitou às entidades que apresentassem uma última contraproposta, mas que foram apresentadas três propostas distintas e maiores do que as apresentadas anteriormente, o que segundo a Ebserh deixou claro que não estavam dispostas a nenhum tipo de negociação.

Sobre a saúde pública em Lagarto é importante lembrar que o Hospital Universitário de Lagarto está sob Interdição Ética do Conselho Regional de Medicina deste a última quinta-feira (15), suspendendo o atendimento para pacientes de baixa complexidade nas áreas de clínica médica e pediatria.

Por LCEV, com informações do G1/SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário