Conscientização sobre os riscos de lesões graves e mortes é o primeiro passo para um trânsito seguro, aponta Segurança Pública

Para um trânsito mais seguro é necessária a compreensão de que o desrespeito às normas e às sinalizações de trânsito pode causar lesões graves e até mesmo a morte. Em Sergipe, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) conta com uma unidade especializada na conscientização e na educação para o trânsito. A Coordenação da Educação para o Trânsito é a responsável por esse trabalho educativo feito pelo Detran/SE.

É com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro que o Detran/SE também atua por meio da Coordenação da Educação para o Trânsito. “A unidade desenvolve ações educativas sobre diversos assuntos relacionados ao trânsito. Então, a gente faz palestras, ações nas ruas, escolas e universidades, visando conscientizar a sociedade em relação à legislação de trânsito”, explicou o coordenador Paulo Virgílio. 

E as ações desenvolvidas pela Coordenação da Educação para o Trânsito são diversificadas, conforme detalhou Paulo Virgílio. “Existem diversos tipos de ações que desenvolvemos com nosso ônibus-escola, levando também para os interiores. A gente tem parcerias com instituições, levando ações mais lúdicas para crianças. Temos palestras e desenvolvemos diversos tipos de ações para os mais variados públicos”, revelou.

A atuação da unidade tem como essência a educação para tornar o trânsito seguro. “A educação é a base de tudo. A gente acredita que, quanto mais a população estiver ciente das normas de trânsito, dos riscos, das estatísticas, mais pode evitar os acidentes, evitando mutilações e mortes. A gente aborda os diversos públicos, passando pelas crianças, adolescentes e adultos”, reforçou o coordenador da iniciativa do Detran/SE.

É imprescindível lembrar que os acidentes de trânsito geram diversos impactos sociais, assim como relatou Paulo Virgílio. “A gente visa conscientizar a todos dos riscos de acidentes, que têm diversas implicações sociais e questões financeiras. A gente tenta abordar com todos os públicos para conscientizá-los e reduzirmos as tristes estatísticas que temos hoje no trânsito”, reiterou.

Instituições podem buscar a coordenação

Paulo Virgílio destacou que as instituições podem procurar a Coordenação da Educação para o Trânsito junto ao Detran/SE. “Para que a gente possa levar as nossas ações até o espaço dessas instituições. Eventualmente, a gente desenvolve também ações com parceiros ou eventos nossos para levar essa conscientização para a população”, informou o coordenador de educação para o trânsito do Detran/SE.

Campanha Eu Sou o Trânsito

Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’, reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’, que acontece entre os dias 18 e 25. 

Também apoiam a campanha o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam/PMSE), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (capital e interior) e Grupo Energisa.

Fonte: SSP/SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário