Pessoas surdas recebem acompanhamento no processo de solicitação e emissão da CNH em Sergipe

O trânsito tem espaço para todos, inclusive para as pessoas com deficiência. É nesse contexto que, segundo a legislação de trânsito brasileira, as pessoas surdas podem dirigir veículos, já que o principal sentido humano necessário à condução veicular é a visão. Para uma condução segura, a pessoa surda recebe o acolhimento no órgão de trânsito estadual. 

Com esse objetivo de gerar um trânsito mais inclusivo em Sergipe, o Detran/SE conta com o acolhimento às pessoas com deficiência, conforme destacou Edneusa Vasconcelos, intérprete de libras. “Entendemos que as pessoas com deficiência precisam estar inseridas no trânsito”, ressaltou.

Dentre as pessoas que o Detran/SE mobiliza para o trânsito, estão as pessoas surdas que possuem total acolhimento na instituição. “Nós, que fazemos ao Detran/SE, trabalhos com atendimento individualizado ao surdo no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, relatou Edneusa Vasconcelos.

Esse acolhimento é feito durante todo o processo de solicitação da CNH. “Atendemos a pessoa surda nas partes médica e psicológica, nas provas escritas, nas provas de carro para conseguir esse tão importante documento”, acrescentou a intérprete de libras e integrante do Detran/SE..

Campanha Eu Sou o Trânsito

Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’ reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’. 

Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.

Fonte: SSP/SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário