Zezinho Sobral faz boa gestão na educação e Sergipe receberá R$69 milhões da União para novos investimentos

Sergipe receberá o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O complemento evidencia a evolução nos indicadores de atendimento e de melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades, medidos pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC).

Foto: Reprodução/Instagram

Pela primeira vez na história da rede pública educacional do estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) receberá o complemento do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O complemento evidencia a evolução nos indicadores de atendimento e de melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades, medidos pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC).

Será transferido pela União a Sergipe o valor de R$ 68.602.478,65, distribuído ao longo dos 12 meses de 2025. Os recursos poderão ser utilizados em ações de avanços e desenvolvimento do ensino.

Para fazer jus ao complemento do Fundeb, o Estado de Sergipe atendeu a todas as cinco condicionalidades que o tornaram apto a receber os recursos: seleção dos gestores escolares por mérito e desempenho; participação de mais 80% dos alunos nas avaliações educacionais federais; redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais medida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, Sergipe atendeu as prerrogativas do regime de colaboração com os municípios para melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese) e ICMS-Social, além dos referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular.

“É muito positivo para Sergipe. O MEC acompanha e reconhece as ações desenvolvidas pela Seed para fortalecer a educação sergipana, que contribuem para os avanços do processo ensino-aprendizagem. O recebimento do Vaar representa que a rede estadual de Educação vai além de infraestrutura física: é o trabalho de um coletivo que envolve profissionais de qualificação técnica que pensam e atuam diariamente nos avanços pedagógicos e sociais em todas as diretorias regionais, nas 318 escolas, na sede da Seed e, lado a lado, com as comunidades escolares”, comemora o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

*Com informações da Seed

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário