
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na terça-feira, 1°, o curso de formação para coordenadores pedagógicos. O evento, que teve como tema ‘Coordenação de ensino: da teoria à prática’, contou com a participação de representantes de escolas de diversos municípios do estado.
Durante o curso, serão trabalhados seis módulos, que abordam desde o desenvolvimento da aprendizagem e do trabalho coletivo, até questões como inclusão e equidade racial, garantindo que cada coordenador tenha conhecimentos para atuar de maneira eficaz junto à sua equipe escolar.
A solenidade foi iniciada com a composição do dispositivo principal, formado pelo diretor do DED, Genaldo Freitas; pela diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; pela coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico do Departamento de Educação, Gleyze Diana; pela diretora da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor), por Clotildes Farias; e pela técnica de Acompanhamento Pedagógico da Diretoria Regional de Educação 9, Maria do Carmo Souza.
Para Genaldo Freitas, a importância da formação continuada se dá devido, principalmente, ao papel exercido pelos profissionais nas escolas. “O coordenador faz de tudo dentro da escola. A função dele é se preocupar diretamente com o pedagógico. Então, essa formação continuada serve, justamente, para que a gente possa dar um reforço, mostrar como trabalhar e mostrar como ele pode contribuir com a escola e com o corpo docente”, diz o diretor do DED.
A formação tem parceria intersetorial com a Cefor, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) e as diretorias regionais de educação (DREs).
*Com informações da Seed