
alcançou um novo recorde na última sexta-feira (6). Ao longo dia, foram registradas 276,7 milhões de operações.
De acordo com o Banco Central, o volume financeiro movimentado na última sexta-feira (6) somou R$135,6 bilhões.
O recorde anterior havia sido registrado em 20 de dezembro de 2024, quando o Banco Central contabilizou 252,1 milhões de transações em um único dia.
Alta no uso do PIX e redução do dinheiro em espécie
Somando todas as operações realizadas em 2023, o sistema de pagamentos instantâneos movimentou R$ 17,18 trilhões, que representaram 39% das transações financeiras no período — uma alta de 75% em relação ao ano anterior. A pesquisa do BC também mostra uma queda no uso de dinheiro físico, com 76% das compras sendo feitas por meio do PIX.
PIX agendado recorrente e PIX automático
Desde outubro deste ano, o BC enviou uma nova modalidade ao sistema: o PIX Agendado Recorrente. Essa funcionalidade permite que pessoas físicas e profissionais autônomos agendem pagamentos mensais de mesmo valor, como aluguel, prestação de serviços ou mensalidades escolares. Segundo o Banco Central, a iniciativa facilita a automação de transações recorrentes.
PIX automático
Outra novidade prevista para o sistema é o PIX Automático, que deve ser lançado em 16 de junho de 2025. Essa modalidade permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de água, luz, parcelas de empréstimos e mensalidades, sem a necessidade de parcerias específicas entre bancos e empresas, ampliando o alcance do sistema.