
A proprietária e a gerente de uma empresa terceirizada investigada por envolvimento em fraudes em leilões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) foram presas nesta quarta-feira, 16, nos municípios de Aracaju (SE) e São José do Rio Preto (SP).
Segundo a Polícia Civil, documentos apreendidos na residência da gerente e na sede da empresa responsável pela custódia e venda dos veículos apontaram para diversas irregularidades nos processos de alienação.
Conforme a investigação, a fraude consistia na adulteração de imagens dos veículos cadastrados para leilão, com a finalidade de reclassificá-los como “sucata”. Com isso, causavam prejuízos ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) e ao próprio Estado, manipulando os valores arrecadados nas vendas.
Ainda de acordo com a polícia, desde março a empresa vem sendo administrada por um gestor judicial nomeado pela Justiça. No entanto, a atuação dele vinha sendo dificultada pela própria proprietária, que chegou a inviabilizar o funcionamento da empresa. Durante esse período, os salários deixaram de ser pagos, os repasses ao Detran/SE foram suspensos e o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por falta de pagamento.
A operação deflagrada nesta quinta contou com o apoio da Dipol, do Instituto de Criminalística, e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de São José do Rio Preto.