Estudantes da rede pública estadual se reúnem em encontro regional do “Lidera Aí” em Simão Dias

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Diretoria Regional de Educação do Centro-Sul Sergipano (DRE 2), realizou, nesta sexta-feira, 29, o 4º Encontro Regional da Juventude – Lidera Aí, no Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Professor Udilson Soares Ribeiro, em Simão Dias. O evento reuniu estudantes e professores de diversas escolas da região com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil, estimular a formação cidadã e ampliar oportunidades de aprendizagem, liderança e empreendedorismo social.

Ao longo do encontro, os participantes tiveram acesso a painéis, palestras, apresentações culturais, dinâmicas e à entrega do Prêmio Escola que Transforma, que reconheceu os melhores projetos desenvolvidos pelas escolas participantes do programa Lidera Aí. A programação também trouxe espaços de debate sobre cidadania, políticas públicas, empreendedorismo e inserção profissional, além de momentos de integração cultural com espetáculos artísticos apresentados por estudantes da rede estadual.

Na abertura, o superintendente da Seed, Edson Costa, destacou a importância do evento e reforçou o papel transformador dos jovens na sociedade. “Não tem cidade melhor para o acolhimento do que nossa querida Simão Dias. Desejo que os estudantes aproveitem ao máximo este painel porque não há como falar de liderança sem falar em começar de baixo e mostrar como alcançar objetivos. Eventos como este precisam ser levados para os quatro cantos do nosso estado. Falar de educação é falar de estudantes, e o Lidera Aí precisa ser parte da nossa política educacional”, afirmou.

A diretora da DRE 2, Daniela Silva, ressaltou a dimensão coletiva e transformadora do encontro. “Esse é o momento mais aguardado do ano na DRE 2. Desejamos que vocês saiam daqui fortalecidos como agentes de transformação e mudança nos espaços que ocupam diariamente”, frisou.

Representando o Sebrae Sergipe, Rosana Leite destacou a parceria entre as instituições. “Nosso papel é apoiar iniciativas como esta, que conectam educação, empreendedorismo e inovação. Os jovens têm talento e energia para transformar suas escolas e comunidades, e o Sebrae está junto nessa caminhada”, ressaltou.

Protagonismo estudantil

Os jovens foram os principais protagonistas no encontro. A estudante Mariana Oliveira, do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, destacou o impacto dessa experiência em sua vida. “É uma honra fazer parte do programa Lidera Aí, que surgiu há pouco mais de seis meses. Nesse projeto, trabalhamos a liderança dos jovens para que possam atuar e ocupar espaços de representatividade na sociedade. Também participo do programa Conexão Cidadã há dois anos, e ele mudou a minha vida e a de muitos colegas, pois ampliou nossa visão de mundo e nossa capacidade de compreender direitos e deveres como cidadãos. Lá, tivemos cursos de oratória, rodas de conversa, intercâmbios entre escolas e leitura de obras da autora Madu Macedo sobre constituição, direitos da criança e do adolescente e direitos sociais. Foi uma experiência transformadora. Hoje, apresentei, juntamente com meu colega, os resultados desse projeto e o impacto que ele gerou em nossa comunidade escolar, tanto no aspecto individual quanto no coletivo”, contou.

O estudante João Paulo Ribeiro, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Sílvio Romero, em Lagarto, que atuou como cerimonialista do encontro, ressaltou a importância de projetos dessa natureza. “A troca com outros colegas e os painéis de hoje me mostraram que não estamos sozinhos na luta por mais oportunidades. A juventude sergipana tem muito a contribuir para o desenvolvimento do estado”, destacou.

Sua colega Carol Dantas explicou o funcionamento do projeto Interação. “Dentro do projeto Interação, realizamos diversas oficinas no Sílvio Romero sobre temas como violência contra a mulher, bullying, inclusão de pessoas com deficiência, entre outros. Também desenvolvemos ações fora da escola, aproximando os alunos da democracia e das leis, por meio de palestras, práticas educativas e participação em projetos científicos. Hoje, estamos apresentando o Lidera Aí e mostrando suas possibilidades”, declarou.

Lidera Aí

O Projeto Lidera Aí é uma iniciativa da Diretoria Regional da Educação 2 e visa a formação de estudantes em liderança, comunicação, oratória, políticas públicas e empreendedorismo social. O projeto tem como foco a liderança feminina (80% das participantes são meninas) e conta com 12 escolas e 165 alunos participantes. A formação inclui consultores do Sebrae e profissionais da Universidade Tiradentes.

Os alunos apresentaram seus projetos no período da tarde e os dois melhores participarão do Encontro Nacional da Rede da Educação Cidadã, nos dia 3 e 4 de outubro, em São Paulo. Além disso, o projeto foi selecionado como prática exitosa pelo Ministério da Educação (MEC) para compor o Caderno de Boas Práticas das Escolas em Tempo Integral no Brasil.

O 4º Encontro Regional da Juventude contou com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SPM), da Universidade Tiradentes, da ONG Toda Cidadã e do Sebrae Sergipe, reafirmando a importância da integração entre poder público, instituições de ensino e sociedade civil na construção de oportunidades para a juventude sergipana.

Fonte: GOV/SE

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris

Deixe um comentário