À zero hora do dia 25 de dezembro de 2025, foi deflagrada a Operação Natal Sem Grau, realizada pelo Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (GETAM) da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
A ação teve como principal objetivo o combate à perturbação do sossego, aos crimes de trânsito e a fiscalização rigorosa dos usuários de motocicletas, visando à preservação da ordem pública e, sobretudo, da vida.
Durante a operação, foram constatadas diversas irregularidades, como motocicletas sem escapamento, licenciamento vencido e ausência de equipamentos obrigatórios, a exemplo dos espelhos retrovisores, cuja falta compromete a segurança e pode resultar em sinistros com vítimas.
Em Aracaju, as ações ocorreram nos bairros Jabotiana, Médici, Castelo Branco, Inácio Barbosa e Zona de Expansão. Já no município de São Cristóvão, a operação foi realizada no bairro Eduardo Gomes.
O chamado movimento do “grau” refere-se a encontros em que, em âmbito nacional, alguns jovens se reúnem para provocar desconforto à população, desrespeitando as leis de trânsito e a legislação ambiental, especialmente no que diz respeito à perturbação do sossego.
O combate a essas práticas é de suma importância, tendo em vista a presença de menores de idade, pessoas não habilitadas, além de condutores sob efeito de substâncias psicoativas, situações que aumentam significativamente o risco de acidentes e podem vitimar pessoas inocentes.
Fonte: GETAM/PM/SE