Ícone do site Simão Dias Como eu Vejo

Aracaju inicia oferta do implante contraceptivo Implanon pelo SUS

A inserção do implante contraceptivo subdérmico Implanon começou nesta segunda-feira (2) em Aracaju. A oferta inicial ocorre em unidades localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade social e de gravidez na adolescência.

O início da aplicação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, atendendo também mulheres do bairro Santa Maria. Profissionais de saúde passaram por capacitação para realizar o procedimento de forma segura.

Segundo critérios do Ministério da Saúde, o método é priorizado para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, usuárias de drogas, em extrema pobreza, com transtornos mentais graves, vivendo com HIV, com contraindicação a outros métodos contraceptivos ou com mais de quatro filhos e que não desejam laqueadura.

A disponibilização do Implanon será ampliada de forma gradual, conforme novas equipes forem capacitadas. As interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência para avaliação e orientação sobre a indicação do método.

Sobre o método

O implante subdérmico tem duração de até três anos e não exige intervenções nesse período. Após a retirada, pode ser substituído pelo SUS, com retorno rápido da fertilidade.

Além do Implanon, o SUS oferece preservativos, DIU de cobre, pílulas anticoncepcionais e injetáveis hormonais. Entre os métodos, apenas os preservativos protegem contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Sair da versão mobile