
As fortes chuvas registradas na bacia do Rio São Francisco alteraram as características da água e provocaram a redução na produção de água tratada em Sergipe. A informação foi divulgada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a concessionária Iguá.
De acordo com as empresas, houve aumento nos índices de cor e turbidez da água, causado pelo carreamento de sedimentos e pela presença de matéria orgânica, como galhos e folhas, no sistema de captação.
Para garantir a manutenção dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as estações de tratamento intensificaram o monitoramento e realizaram ajustes operacionais, com redução temporária da velocidade do tratamento e da produção total de água.
O volume de água tratada disponibilizado poderá apresentar oscilações em 12 municípios até esta segunda-feira (2):
- Nossa Senhora da Glória (sede e povoados);
- Carira;
- São Miguel do Aleixo;
- Nossa Senhora Aparecida;
- Frei Paulo;
- Pedra Mole;
- Pinhão;
- Feira Nova (Zona Rural);
- Porto da Folha (sede e povoados);
- Ribeirópolis;
- Monte Alegre;
- Poço Redondo (sede e povoados).
Equipes técnicas trabalham na retirada de resíduos das captações e na adequação dos processos químicos de tratamento. O objetivo das empresas é restabelecer a capacidade total de produção assim que as condições do rio permitirem a normalização do sistema.










