‘Bromance’ de Lula e Macron gera repercussão na imprensa francesa

O clima amigável e as imagens descontraídas de Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron, na Amazônia na terça-feira (26) renderam memes nas redes sociais do Brasilmas também chamaram a atenção da imprensa francesa.

Em reportagem intitulada “Bromance franco-brasileiro“, o jornal “Le Parisien” destaca o bom momento e do reencontro entre os governos dos dois países “tendo como pano de fundo imagens espetaculares de floresta primária e povos indígenas”.

No entanto, o jornal pondera, na reportagem, como os dois têm se apresentado “como líderes na biodiversidade e na transição energética” embora “Macron tenha um histórico contestado nesta área”, em referência à resistência do presidente francês em manter usinas nucleares na França. E afirma que “o (presidente) brasileiro está longe de ter detido o desmatamento do pulmão verde do planeta”.

O jornal francês “Le Monde” relatou que o encontro aconteceu “diante de um suposto ‘bromance’ entre os dois”. E, para ilustrar a “melhora nas relações entre Brasil e França”, destacou como, “mesmo aos 78 anos, Lula viajou 1.600 quilômetros para dar pessoalmente as boas-vindas a seu convidado”, em referência ao encontro do brasileiro com Macron na terça-feira em Belém.

A publicação afirma que o objetivo do líder francês com a viagem é “ganhar terreno na América Latina, mas também mostrar sua proximidade com Lula”. A reportagem lembrou que os dois “sempre sentam um ao lado do outro” e trocam “abraços calorosos” quando se encontram.

O jornal disse que ainda Lula e Macron “demonstraram um grande vínculo. Ambos em camisa com mangas dobradas, multiplicaram sorrisos e gestos calorosos diante da imprensa, regularmente de mãos dadas“.

A agência de notícias francesa AFP frisou que ambos os mandatários “aparecem de mãos dadas enquanto atravessam um rio, sorridentes e olhando para o horizonte” em foto divulgada nas redes sociais do presidente brasileiro.

A AFP também destacou que a vista de Macron, a primeira viagem oficial em 11 anos de um presidente francês ao Brasil, “relançou as relações bilaterais depois dos anos de tensão entre os governos de Macron e do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro”.

Fonte: G1

» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário