
Lula é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa , superando Paulo Freire. Nos 80 anos de Lula, foram 42 títulos honoris causa recebidos em universidades do Brasil e do exterior. Um feito que reconhece a vida do presidente Lula dedicada à educação e o combate à fome, entre outras politicas públicas. O presidente Lula, acumulou 42 títulos, superando o educador Paulo Freire com 41 títulos (alguns pos morten).
Lula é obcecado com Educação. Ele repete em todos os discursos que envolvem politicas públicas educacionais que essa determinação em investir na Educação tem várias causas, entre elas, o fato dele não ter diploma universitário.
Ao mesmo tempo, ele é o presidente que mais criou universidades públicas e políticas educacionais que mudaram a vida de milhões de pessoas, com programas como o Prouni, o Sisu e o Pé-de-meia.
Também é reconhecido internacionalmente pelo combate à fome. Em 2025, o Brasil saiu do Mapa da Fome, do qual ele mesmo havia retirado o país anos antes. “Livramos 26,5 milhões de pessoas do mal da fome. Minha obsessão é que ninguém mais passe fome no país. E não sossegarei enquanto não atingir esse objetivo”, declarou Lula em 10 de outubro.
A dedicação de Lula a essas e outras politicas públicas geraram reconhecimentos no Brasil e mundo afora. Muitos deles, na forma da concessão de títulos doutor honoris causa, uma honra feita por universidades a pessoas que se destacam com ações para o avanço da sociedade.
Fonte: TVT News










