
Foi prorrogado até o primeiro semestre de 2026 o prazo para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) entre adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (18), após a ampliação anunciada pelo Ministério da Saúde, que previa o encerramento da estratégia em dezembro.
De acordo com a SES, em Sergipe 18.574 meninas e 56.452 meninos ainda não receberam a vacina contra o HPV. O imunizante é considerado seguro e eficaz e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicado, de forma rotineira, para adolescentes de 9 a 14 anos.
A prorrogação tem caráter temporário e busca alcançar quem não conseguiu se vacinar na idade recomendada, possibilitando a atualização do esquema vacinal e reforçando a prevenção de doenças graves associadas ao vírus, como alguns tipos de câncer.
Prevenção
O HPV, ou papilomavírus humano, é transmitido principalmente pelo contato direto da pele ou das mucosas com áreas infectadas, sendo a via sexual a principal forma de contágio.
Com mais de 200 tipos, o vírus é dividido em baixo risco, causador de verrugas genitais, e alto risco, associado ao desenvolvimento de tumores malignos, como cânceres de colo do útero, pênis, ânus e regiões orais.
No Brasil, o câncer do colo do útero é o que mais mata mulheres até os 36 anos de idade e ocupa o segundo lugar entre os tipos mais frequentes nesse período.










